Dia do Jogo Justo

30/01/2011 by: gabi

O CS:Games/TIDD ofereceu bate-papos e mesas de discussão durante todo o Dia do Jogo Justo, evento que ocorreu nesse sábado, dia 29 de janeiro.

Começando com a Ana Paula Severo falando sobre um dos enfoques de sua pesquisa de mestrado, “Personagens de Games e Avatares”.

Logo em seguida, Thaís Weiller falou sobre “Pesquisa em Games”, tema posteriormente ilustrado por Ana Paula e Arthur Protasio – coordenador do Game Studies do CTS-FGV/RJ – compartilhando suas experiências em como pôr em prática os resultados das pesquisas.

A parte da tarde do evento foi inciada com uma pequena introdução sobre “Planejamento de Games”, dada pela coordenadora do grupo, Sabrina Carmona, tirando dúvidas do público quanto às estratégias de desenvolvimento de um game desde seu planejamento.

As atividades foram encerradas com o tema “Desenvolvendo Games Independentes”, que contou com apresentações de grupos de desenvolvimento de games independente – o Grupo 1CDD, que está produzindo “1 Carnaval de Distorções”, e o Grupo GP, que produziu “Raidho”, ganhador do “Prêmio Especial do Júri” na SBGames de 2009 –, além de uma apresentação feita por Reinaldo Ramos, um dos criadores do High Tech Race.

Além das atividades paralelas, Ana Paula Severo, Thaís Weiller e Sabrina Carmona ministraram uma oficina intitulada “Pensar e Criar Games” no palco principal do evento, a qual teve como objetivo explicar como transformar a idéia de um jogo em um projeto. Para isso, elas contaram com a participação do público e, em conjunto, eles criaram o GDD – Game Design Document – de um jogo eletrônico.

foto

Foto0018

Você pode conferir aqui a apresentação da oficina e aqui o GDD criado durante ela.

Filed under: Eventos,Palestras

Leave a Reply