2ª Jornada Gamer | Evento
05/12/2011 by: thiagoNo ultimo sábado de novembro de 2011, dia 26, aconteceu a 2ª Jornada Gamer, o segundo evento acadêmico promovido pelo grupo de pesquisa CS:Games/TIDD, que tem como público alvo os interessados em pesquisa e desenvolvimento de jogos eletrônicos. O evento ocorreu no campus Marquês de Paranaguá da PUC-SP.
O evento contou com quatro palestras, quatro oficinas e uma mesa temática, as palestras e a mesa temática aconteceram no auditório principal da universidade, já as oficinas aconteceram em laboratórios e salas de aula.
Além disso, paralelamente ao evento, aconteceu o 2º Concurso de Protótipos, na qual 2 protótipos de baixa fidelidade ficaram expostos em uma sala. Os protótipos selecionados foram Labirinto e Xenobuster. O público pode jogá-los e votar em seu favorito.
Confira como foram as atividades:
As atividades foram iniciadas com as quatro oficinas: “Trilhas sonoras e sound design para games” com Crsitiano Prazeres e Thiago Adamo; “Possibilidades de Programação para Kinect” com Maurício Alegretti; “Desenvolvimento de Interface” com André Asai e “Princípios Básicos de Game Design” com Jéssica Puga. O público lotou as oficinas que aconteceram simultaneamente dàs 10:00 às 12:00.
Após uma pausa para o almoço, às 13 horas tivemos o início das palestras. A primeira foi a palestra virtual de Eric Zimmerman sobre “Game design, a importância de protótipos de baixa fidelidade e da iteração”, o público não desgrudou os olhos da entrevista. Em breve divulgaremos o vídeo com uma versão editada da palestra.
Em seguida tivemos o auge da 2ª Jornada Gamer com a palestra: “A Gamificação e a Ubiquidade dos Games” da Profª Drª Lucia Santaella. O destaque da palestra fica para a importância da união entre a academia e indústria de para o desenvolvimento do mercado de games no Brasil. Ao final o público, que lotou o auditório, pode fazer perguntas para a palestrante. Sem dúvida a melhor palestra do evento.
A terceira palestra foi a de Fernando Chamis sobre “Panorama Geral da Indústria de Games no Brasil”, o público pode entender a situação atual da indústria de games no brasil, através de números que Chamis expôs nos slides da sua apresentação. Confira o pdf da apresentação.
Após a terceira palestra tivemos a mesa redonda com os integrantes do CS:Games/TIDD: Arthur Chagas, Gilberto Ataide, Kao Tokio e Sabrina Carmona, Flávia Gasi moderou a mesa que tinha como temática: “O Avatar, o Jogador e suas Representações”. A mesa não ficou restrita aos integrantes do grupo, mas o público também participou da conversa, um momento muito proveitoso para todos.
Antes da ultima palestra tivemos a premiação do 2º Concurso de Protótipos. Em primeiro lugar por escolha do juri e do público ficou o protótipo Xenobuster e em segundo lugar o protótipo Labirinto. Os participantes foram premiados com os livros da Editora Blucher: “Regras do Jogo”, de Eric Zimmerman e Katie Salen; e “Vídeo Games: história, linguagem e expressão gráfica”, de Alan Richard da Luz.
E fechando o evento com chave de ouro tivemos a palestra do Gilson Schwartz sobre o projeto Games for Change. Schwartz contou sua trajetória pessoal e como ela está ligada com o Games for Change, ao final Schwartz convidou os presentes a participarem do Festival Games for Change que acontece nos dias 08, 09, 10, 11 de dezembro em diversos locais como: ECA-USP, Museu da Imagem e do Som, Paço das Artes e na Universidade Mackenzie, todos em São Paulo. Para mais informações acesse a programação completa do festival aqui.