Acessibilidade nos games
05/03/2012 by: thiagoAcessibilidade nos games - Rodrigo de Britos
Todos apaixonados por games já se emocionaram, riram ou ficaram irados com os mais diversos personagens. Jogos eletrônicos podem auxiliar na aprendizagem, estimular a criatividade e estratégia e muito mais. Agora, imagine qual a perspectiva de um deficiente visual sobre os games, é isso que queremos discutir aqui.
Lembre-se de todos os games que você já jogou, agora pense que você teria que fechar os olhos e jogar cada um deles novamente, quantos você conseguiria jogar? Exatamente, essa quantidade minúscula, se é que você se lembrou de algum, é a quantidade de jogos que um deficiente visual tem a sua disposição. Segundo a Organização Mundial da Saúde, hoje existem cerca de 45 milhões de pessoas cegas no mundo e outras 135 milhões sofrem limitações severas de visão. Aposto que muitos deles gostariam de poder jogar também.
Uma das soluções de jogos eletrônicos são os MUDs (Multi User Dungeon), que são jogos textuais. O jogador recebe informações que descrevem cenários, objetos, monstros etc. A interação é realizada com comandos de texto, que fazem com que o personagem do jogador vasculhe uma sala, siga um caminho específico, ataque um inimigo e outros comandos especificados pelo jogo. Para quem estiver interessado, conheça o MUD Valinor, jogo baseado nas obras de Tolkein, e o melhor de tudo, todo em português.
Outra saída possível, são os áudio games, jogos produzidos de forma acessível, onde o jogador poderá se guiar totalmente pelo áudio. Imagine um jogo onde você controla uma nave, que deve atingir seus adversários, você ouvirá o som mais para a direita, ou esquerda, de acordo com a posição da nave inimiga, então basta mover sua nave e acertar o inimigo. Utilizando os recursos de som 3D e os dispositivos adequados, como um home theater, a navegação do jogo pode ser extremamente eficaz, afinal um ambiente tridimensional seria criado, permitindo infinitas possibilidades de jogabilidade. Os áudio games não são jogos exclusivos para deficientes visuais, afinal, os jogos podem ser desenvolvidos desde o inicio de forma acessível, fazendo com que o jogador sem deficiências apenas seja beneficiado com uma qualidade de produção de som surpreendente.
A tradução e adaptação de jogos já conhecidos também é possível. A Audiogames Brasil, é um projeto que tem o objetivo de difundir gratuitamente jogos adaptados e traduzidos para a língua portuguesa no Brasil. Todos os jogos disponibilizados pela AudioGames Brasil são freeware, ou seja, livres para serem baixados e distribuídos gratuitamente. Para matar a curiosidade de como funciona um áudio game, acesse o site do grupo, e baixe os games de demonstração disponibilizados e divirta-se.
Rodrigo de Britos – Atualmente trabalha como Designer instrucional. Graduando em Tecnologia e Mídias Digitais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), foi monitor em Aplicativos para Edição de Imagens Digitais e Aplicativos para Animação Digital na mesma instituição. Desenvolve projeto de pesquisa no nível de iniciação científica junto ao CNPq com o tema “A Metodologia Utilizada na Produção de Animação no Brasil”, tendo como orientador o Prof. Dr. Fábio Fernandes. O projeto visa identificar e distinguir as peculiaridades do processo de producao da animação nos estudios brasileiros. Participante do grupo de pesquisa CS:Games do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).