Integrantes

Coordenação:

Profa. Dra. Lucia Santaella – Fundadora

Lucia Santaella é pesquisadora 1 A do CNPq, graduada em Letras Português e Inglês. Professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP, com doutoramento em Teoria Literária na PUCSP em 1973 e Livre-Docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP em 1993. É Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUCSP. É presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e Membro Executivo da Associación Mundial de Semiótica Massmediática y Comunicación Global, México, desde 2004. É correspondente brasileira da Academia Argentina de Belas Artes, eleita em 2002. Foi eleita presidente para 2007 da Charles S. Peirce Society, USA. É também um dos membros do Advisory Board do Peirce Edition Project em Indianapolis, USA e um dos membros do Bureau de Coordenadores Regionais do International Communicology Institute. Foi ainda membro associado do Interdisziplinäre Arbeitsgruppe für Kulturforschung (Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Cultura), Universidade de Kassel, 1999-2009. Recebeu o prêmio Jabuti em 2002 e em 2009, e o Prêmio Sergio Motta, Liber, em Arte e Tecnologia, em 2005. Foi professora convidada pelo DAAD na Universidade Livre de Berlin, em 1987, na Universidade de Valencia, em 2004, e na Universidade de Kassel, em 2009. Foi pesquisadora associada no Research Center for Language and Semiotic Studies em Bloomington, Universidade de Indiana, em repetidos estágios de pesquisa, especialmente em 1988, pela Fulbright, Nessa mesma universidade, fez pós-doutorado em 1993, pelo CNPq. Desde 1996, tem feito estágios de pós-doutorado em Kassel, Berlin e Dagstuhl, Alemanha, sob os auspícios do DAAD/Fapesp. 186 mestres e doutores defenderam suas dissertações e teses sob sua orientação, de 1978 até o presente. Tem 31 livros publicados, dentre os quais 5 são em co-autoria e dois de estudos críticos. Organizou também a edição de 11 livros. Além dos livros, Lucia Santaella tem perto de 300 artigos publicados em periódicos científicos no Brasil e no Exterior. Suas áreas mais recentes de pesquisa são: Comunicação, Semiótica Cognitiva e Computacional, Estéticas Tecnológicas e Filosofia e Metodologia da Ciência.

Contato :

..: http://www4.pucsp.br/~lbraga/

Prof Dr. Hermes  Renato Hildebrand - Coordenador

Possui graduação em Matemática pela PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), Mestrado em Multimeios pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas (1994) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUCSP (2001). Atualmente é professor da UNICAMP e da PUCSP e exerce o cargo de vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação do TIDD – Tecnologia da Inteligência e Design Digital, da PUCSP. Tem experiência nas áreas de matemática, semiótica, educação, comunicação, marketing, publicidade, propaganda, artes e jogos eletrônicos, com ênfase no uso das tecnologias digitais, instalações interativas e sistemas digitais. Atua nas áreas de matemática, artes, semiótica, comunicação, propaganda, marketing e desenvolvimento de sistemas computacionais off-line, on-line artísticos e de jogos eletrônicos. Em educação desenvolve projetos de ensino-aprendizagem com metodologia de formação de pessoas para serem utilizadas em escolas, comunidades e instituições empresariais focando o conceito de usuário gerador de conteúdo. Estuda o potencial destas interfaces e ferramentas de interação e mediação para serem utilizadas em processos educacionais e de entretenimento. Em Artes, Ciência e Tecnologia desenvolve reflexões, pesquisas e produções com abordagem em estética, semiótica e em linguagens visuais através das mídias digitais e locativas. Na pós-graduação orienta projetos interdisciplinares nas áreas de Jogos Eletrônicos, Blogs, Ergonomia e Usabilidade, Design de Interação, Uso das Interfaces Digitais e Locativas, Tratamento de Imagens, Semiótica e Artes. Obteve Menção Honrosa do Prêmio Sergio Motta em 2005 e foi Vencedor do 6º. Prêmio Sergio Motta de melhor instalação interativas da Secretaria do Estado de São Paulo com o grupo de artistas SCIArts – Equipe Interdisciplinar (ver website no endereço eletrônico www.sciarts.org.br). É parecerista Ad Hoc da PUCSP, UNICAMP, FAPESP e FAEPEX (Unicamp).Orienta trabalhos de conclusão de curso e de iniciações científicas nas graduações onde ministra aulas. Participa de bancas de mestrado e doutorado sobre assuntos relacionados aos jogos digitais, artes, e sistemas interativos que são suas características pricipais enquanto pesquisador. Tem várias publicações nas áreas de design de interação, produções hipermídias interativas, jogos eletrônicos e artes, ciências e tecnologia. Nestas produções destacam-se as publicações internacionais: 5th Artech 2010 – 5th Internacional Conference on Digital Arts, 4th Artech 2008 – 4th Internacional Conference on Digital Arts, The 14th International Symposium on Electronic Art. Cingapura: ISEA2008 e nos eventos nacionais destacam-se: ANPAP Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas de 2006 a 2013 e nos encontros Internacionais de Arte e Tecnologia realizados na Universidade de Brasília – UnB. Possui publicações de livro e artigos em revistas indexadas nacionais e internacionais.

Contatos:

http://lattes.cnpq.br/6263913436052996

 

Integrantes:

Prof.Ms. David de Oliveira Lemes

David de Oliveira Lemes é sócio da Dolemes Digital e Professor do Departamento de Computação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) onde leciona nos cursos de Tecnologia e Mídias Digitais, Tecnologia em Jogos Digitais e Sistemas de Informação.<br><br> Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP e Bacharel em Mídias Digitais pela mesma universidade. Estudou também artes gráficas, processamento de dados, desenho, ilustração, 3D, pintura, quadrinhos e jornalismo multimídia.<br><br> Coordenador dos cursos de extensão Redes Sociais, Colaboração e Mobilidade e Desenvolvimento de Games com Unity 3D da PUC-SP / COGEAE.<br><br> Consultor na área de educação e tecnologia já tendo atendido instituições como Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, Escola Vera Cruz, Instituto Superior de Educação Vera Cruz, Editora Moderna, Grupo Santillana entre outras.<br><br> Editor do GameReporter, primeiro blog brasileiro especializado em games e também do GameOZ.<br><br> Trabalhou em editoras, revistas, agências de publicidade, estúdios de design e integrou a equipe da AOL Brasil desde que empresa de internet desembarcou no país em 1999, onde produziu, gerenciou e coordenou projetos nas áreas de educação, tecnologia, games e produtos especiais para de conteúdo, tecnologia e design até março de 2006. Também desenvolveu projetos para o banco Itaú e McDonalds em parceria com a AOL Brasil.<br><br> Depois de uma breve passagem pela revista PC World e pelo Núcleo de Mídias Digitais da PUC-SP, coordenou o Núcleo de Mídias Digitais do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa até agosto de 2008 onde também atuou como Especialista em Tecnologias de Aprendizagem Interativa até maio de 2009 sendo responsável pela pesquisa e proposição de novas soluções tecnológicas de ensino e aprendizagem envolvendo diferentes mídias, além de coordenar e gerenciar projetos para o desenvolvimento de múltiplas soluções educacionais.<br><br> Entre o junho de 2009 e dezembro de 2010 atuou como produtor técnico da agência Punch Interativa, onde também foi sócio e atendeu clientes como: Africa Propaganda, Vivo, Nissan Brasil, P&G Brasil, ID\TDWA, Editora Abril, Abril.com e Revista Placar.&; Também foi professor da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) onde lecionou no curso de Tecnologia em Jogos Digitais e da Anhanguera Educacional, passando pelos cursos de Design Digital e Publicidade e Propaganda.;

Contato: dolemes@pucsp.br

 

Prof.Ms. Fábio Musarra

Docente no Departamento de Computação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) na Graduação em Tecnologia e Mídias Digitais e no curso Superior em Tecnologia em Jogos Digitais. Docente nos cursos de Pós-Graduação de Animação e Graduação em Produção Áudio Visual no Centro Universitário SENAC-SP. Discente de Doutorado na Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Pós-graduado em Computação Gráfica 3D pelo SENAC-SP. Atuação profissional nas seguintes áreas: Computação Gráfica 3D; Animação para Jogos Digitais; Edição e Finalização de Vídeo.

 

 

Prof.Ms. Reinaldo A. O. Ramos

Desenvolvedor de jogos, professor e atualmente estudante de doutorado. Formado em Ciência da Computação e atuando como diretor de tecnologia da QUByte Interactive, da qual é um dos sócios fundadores. Com experiência em desenvolvimento de jogos para Nintendo Wii e participando ativamente na área acadêmica como professor-pesquisador especificamente para os cursos de desenvolvimento de jogos em universidades como SENAC-SP, PUC-SP e USP (Politécnica).

 

 

Prof.Ms. Ana Paula Narciso Severo

Brasileira. Nascido em Fortaleza, CE. Graduada em Comunicação Social Publicidade e propaganda pela Universidade de Fortaleza (2008). Desenvolveu produtos de mídia interativa para Educação a Distância no Núcleo de Educação a Distância da Universidade de Fortaleza, atuando em diversas áreas, entre elas como motion designer. É mestre em Tecnologias da Inteligencia e Design Digital pela PUC-SP. Atuou como game designer e QA Tester na empresa QUByte Interactive – SP. Participa do grupo de pesquisa interdisciplinar (CS Games) e desenvolve pesquisa em tecnologias com ênfase em games, atuando principalmente nos seguintes temas: avatares, estéticas tecnológicas, customização nos games, relação interator e jogo, entre outras.

 

Ms. Luiz Marcelo Brandão Carneiro

Mestre pelo Programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pesquisa sobre a história em quadrinhos Watchmen de Alan Moore e Dave Gibbons, cujo foco recai sobre a estruturação da narrativa, evidenciando a polifonia e o dialogismo de Bakhtin, as intertextualidades e a tradução intersemiótica. Pesquisa atualmente as teorias da tradução de Walter Benjamin e Haroldo de Campos (em especial a tradução criativa). Também investiga o caráter da constituição do modelo de herói, com ênfase no modo como Haroldo de Campos – em sua tradução da Ilíadade Homero – e James Joyce – em seu Ulisses – promovem a renovação desse modelo, via construções conceituais e estruturais e via metáforas utilizadas. Além disso, perscruta a possibilidade de constituição de uma “macrografia”, entendida como uma escrita artística em sentido lato capaz de abarcar, em seu corpo, diversos enredos, conceitos e estruturas. É professor de Teorias da Comunicação, Comunicação Comparada, Linguagem Escrita e Teorias dos Games. É Pesquisador associado ao CS: Games, grupo de estudos semióticos dos games da PUC-SP; tem experiência internacional em congressos de literatura e semiótica.

Contato:

..: http://twitter.com/#!/luizbcarneiro

 

Thiago Mittermayer

Graduando de Tecnologia e Mídias Digitais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisa sobre Construções Intersubjetivas nas Redes Sociais da Internet em sua Iniciação Científica junto ao CNPq tendo como orientadora a Professora Doutora Maria Lucia Santaella Braga. Participa nos grupos de pesquisa CS:Games, Sociotramas, Mundo em rede, todos do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua e pesquisa assuntos relacionado às Tecnologias e Mídias Digitais, principalmente redes sociais, games, cinema de animação. Co-responsável pelo blog e pelas redes sociais do grupo.

Contatos :

..: @thi_mittermayer
..: http://www.facebook.com/thiagomittermayer
..: http://futeboltech.tumblr.com/

Consultores:

Prof. Dr. Fábio Fernandes
Prof. Dr. Daniel Gatti