No more moves

No more moves - Renato Razzino A geração jogos produzida desde cerca de 1985 deu um salto enorme na questão da narratividade dos jogos. Essa constatação é praticamente senso comum atualmente. Jogos como Final Fantasy e Metal Gear Solid estão aí há algum tempinho para comprovar e a cada novo título as séries ganham mais complexidade. Final Fantasy ganhou absurdos quando passou a ser...

June 2nd, 2012 by thiago 

Games, imersão e os coreanos

Games, imersão e os coreanos –  Alvaro Gabriele Todo mundo tem medo dos coreanos. Eles são velozes, resistentes e destruidores. Verdadeiras máquinas de aniquilar games e gamers. Há alguns dias atrás, o universo ficou perplexo com a informação que chegava da Coréia do Sul: o jogo Diablo 3, depois de mais de dez infinitos anos de espera, havia sido finalizado em míseras seis horas no...

May 28th, 2012 by thiago 

Desenho de Som em jogos narrativos em 3D – Comparações entre som no cinema e nos games.

Desenho de Som em jogos narrativos em 3D – Comparações entre som no cinema e nos games. - Rogério Cathalá “Sometimes the silence can be like thunder” Bob Dylan A dimensão sonora no cinema sempre foi considerada menos importante em termos de atenção dispensada e a quantidade de estudos críticos. Apesar de o AUDIOVISUAL ter primeiro o nome Audio e depois o Visual, a ordem aqui é dada...

April 28th, 2012 by thiago 

Fighting Games

Fighting Games – Gilberto Ataide A cultura dos jogos de luta no meio competitivo tem vivido uma grande mudança nos últimos anos. Tendo iniciado nos tempos áureos das casas de arcades (mais conhecidos como “fliperama” pelos brasileiros) com os clássicos como Street Fighter 2, Pit Fighter e Mortal Kombat, os jogos desse gênero tiveram grande sucesso no começo dos anos 90 sendo adaptados...

April 20th, 2012 by thiago 

Narrativas transmídias e Games

Narrativas transmídias e Games – Thiago Mittermayer A narrativa transmídia ou narrativa transmídiatica é uma área das mídias digitais que vem me instigando a pesquisa nos últimos meses, principalmente pelo fator dos projetos transmídiaticos conseguirem contar histórias em diversas mídias. O objetivo desse post será apresentar aspectos iniciais sobre narrativa transmídia e fazer uma pequena...

April 9th, 2012 by thiago 

Jogos, Sociabilidades e Governanças Digitais

Jogos, Sociabilidades e Governanças Digitais – Arthur Chagas São incontáveis as pesquisas científicas que relacionam a prática com jogos eletrônicos a ganhos cognitivos, à habilidade de administração de variáveis complexas e ao estímulo da curiosidade intelectual. Da mesma forma, são fartos os estudos científicos que relacionam o abuso na prática com jogos eletrônicos ao vício,...

April 2nd, 2012 by thiago 

For Relaxing Times

For Relaxing Times - Talita Hayata Em sua apresentação para o TED, a game designer Jane McGonigal mostra a imagem de um Epic Win (um resultado absurdamente bom no jogo) para ilustrar a emoção que um evento como este proporciona ao jogador. Só o rosto do rapaz à frente da tela aparece, ele claramente em um misto de surpresa, antecipação e excitação. Ela segue dizendo que este é o tipo de...

March 25th, 2012 by thiago 

Perspectivas para o mercado mobile

Perspectivas para o mercado mobile – Jessica Puga Desenvolver e publicar um jogo para aparelhos móveis parece ser bastante simples. O aparecimento da plataforma mobile transformou de certa forma a indústria de jogos. Em cinco dias de GDC (Game Developers Conference, que aconteceu de 05 a 09 de março em São Francisco) se falou muito em aplicativos, jogos casuais, marketing e métricas, focado...

March 16th, 2012 by thiago 

Os Games como Arte

Os Games como Arte – Gabriela Freitas O post sobre Videogames e Cultura, escrito por Sabrina Carmona para o blog do CS:Games há algumas semanas, me lembrou de outra discussão sobre games que há muito ouço e que, com certeza, ainda ouvirei muito: qual é a relação entre games e arte? Ao meu ver, é possível analisar essa relação de três modos diferentes: os games como arte, a arte nos...

March 7th, 2012 by thiago 

Acessibilidade nos games

Acessibilidade nos games - Rodrigo de Britos Todos apaixonados por games já se emocionaram, riram ou ficaram irados com os mais diversos personagens. Jogos eletrônicos podem auxiliar na aprendizagem, estimular a criatividade e estratégia e muito mais. Agora, imagine qual a perspectiva de um deficiente visual sobre os games, é isso que queremos discutir aqui. Lembre-se de todos os games que você...

March 5th, 2012 by thiago