Cultura digital, sociedade e política

12/06/2014

Sobre este blog

Filed under: — Rita Alves @ 03:25

Screen shot 2014-06-23 at 10.09.24 PMEste blog faz parte da disciplina optativa “Usos das tecnologias digitais, produção cultural e mobilizações sociais transnacionais”, desenvolvida durante o primeiro semestre de 2014 junto aos estudantes de Ciências Sociais da PUC-SP, sob responsabilidade da Profa. Dra. Rita de Cássia Alves Oliveira, do Departamento de Antropologia.

Para a sua elaboração partiu-se do pressuposto que a­ cultura digital tem alterado rapidamente o cotidiano, a produção cultural e os ativismos contemporâneos. Do ponto de vista cotidiano, temos visto as alterações nas formas de sociabilidade, nos processos cognitivos e nos modos de produção e apropriação cultural. São novas formas de produzir e consumir músicas, imagens e textos que têm deslocado as relações entre a indústria cultural e os produtores culturais. Do ponto de vista político, a Internet atrela-se às novas possibilidades de resistência e a participação política mediada tecnologicamente. Em 2011 essas redes sociais digitais, especialmente o Facebook e o Twitter, transformaram-se no foco das manifestações políticas recentes como a Primavera Árabe, os movimentos Occupys (de Nova York, Espanha e São Paulo por exemplo). Em 2013 no Brasil a “Jornada de junho” encontrou nas redes sociais online articulou-se por meio da internet, deslocando a mídia tradicional em seu papel informativo e descritivo dos acontecimentos das ruas.

Com as tecnologias digitais de comunicação o processo de globalização ganhou novas variáveis em termos culturais: as culturas locais ou nacionais conectam-se à cultura global; surgem manifestações, entidades e mobilizações transnacionais que pressionam os poderes instituídos; os indivíduos articulam-se em múltiplas conexões internacionais que complexificam as análises políticas e culturais.

A partir daí, os estudantes-pesquisadores buscaram seus próprios recortes e temas que deram origem aos artigos aqui publicados.

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post.

Deixe um comentário

*

Powered by WordPress