MAGU TOZELLO
O Yo Soy 132, é um movimento iniciado em meados de 2012, sendo um de seu diversos motivos a atitude da mídia em relação as eleições presidenciais mexicanas. Tem como caráter social e político, gerando-se em volta da necessidade de uma verdadeira democracia e a paralisação do apoio midiático ao então candidato do PRI (Partido Revolucionário Institucional) Enrique Peña Nieto, cujo partido encontra-se no poder há mais de sete décadas. O movimento também busca o direito aos cidadãos de receberem informações não-manipuladas pela mídia e um processo eleitoral democrático.
Segundo os protestantes, o candidato recebia tratamento especial por parte de emissoras televisivas, como Televisa e TV Azteca, e do jornal “Organização Editorial Mexicana”. Semanas após o início do movimento, o jornal inglês The Guardian confirmou as suspeitas sobre a relação da mídia com Peña Nieto através do vazamento de informação de dentro da Televisa por um de seus funcionários, ficando-se claro o pagamento de grandes quantias do candidato para a emissora em troca de uma imagem positiva de si.
O estopim do movimento deveu-se a visita de Peña Nieto à Universidade Iberoamericana (frequentada pela elite mexicana) onde foi recebido por vaias e protestos dos alunos, que o questionaram sobre atos perpetrados em 2006, em San Salvador Atenco, enquanto era governador (enviou centenas de policiais as ruas, resultando em sérias violações aos DH). Os meios midiáticos resolveram ignorar os protestos, e alguns membros do PRI sugeriram que na verdade os protestantes estavam disfarçados de estudantes, mas que na verdade eram infiltrados do partido esquerdista.
Como reação, 131 alunos criaram um vídeo no Youtube onde mostram suas carteiras de estudante, afirmando manifestar livre e legitimamente, expressando também seu descontentamento com a mídia. O futuro apoio recebido para a sua caus ficou conhecido através do slogan “Yo Soy 132″. O símbolo # foi adicionado ao nome para demonstrar sua conexão com as redes sociais. Sua pagina no Facebook conta com mais de 220.000 curtir, seu Twitter com mais de 39 milhões de seguidores e o próprio movimento conta com mais de 30 células em acima de 10 países, entre eles Brasil.
Através do progresso do movimento, a mídia foi limitando a informação ao público sobre futuros eventos políticos. No entanto, o próprio movimento utilizava fontes alternativas de notícias, tais como Facebook, Twitter e até mesmo YouTube para ficar por dentro das eleições.
O “Yo Soy 132″ é democrático, independente, inclusivo e pacífico, organizado por estudantes e consistente de pessoas e grupos que trabalham a partir de diversas perspectivas mas um só objetivo: buscam um melhor futuro para o México. Tem como demanda fundamental o direito de acesso a informação e a liberdade de expressão. Suas ações incluem tradução de documentos e mídia visual para vários idiomas, além da promoção da comunicação e feedback em redes sociais.
Por ser um movimento social que não atua de forma tradicional, e sim sobretudo pela internet, pode ser encaixado dentro do modelo de “Comunicação Alternativa em Rede”, de Denis de Moraes. Esse autor afirma que essa forma de interação possui um viés anticapitalista, que defende a liberdade de expressão e os direitos de cidadania. Segundo Moraes, “Para os movimentos sociais, é crucial a interdependência dialética com veículos que possam reverberar suas propostas, geralmente ignoradas ou menosprezadas pela chamada grande mídia [...]“. As redes buscam, assim, romper com os controles da mídia convencional, que no caso do Yo Soy 132, esconde pontos cruciais da população mexicana, e podem também “[...] ativar conexões, simbólicas e solidárias, de sujeitos e atores coletivos”, que no caso do movimento, é o que vem ocorrendo através de todo o mundo.
Apesar de todo o esforço do movimento “Yo Soy 132″, o candidato a presidência Enrique Peña Nieto acabou se elegendo em agosto de 2012 com 38% dos votos, contra 31% do candidato de esquerda Andrés López Obrador.
Vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=t6LgxA7FiM&feature=youtube_gdata_player
https://www.youtube.com/watch?v=igxPudJF6nU&feature=youtube_gdata_player
Referências:
https://mobile.twitter.com/YoSoy132Media
http://sosyosoy132.wordpress.com/about/
http://sosyosoy132.wordpress.com/posts/
http://sosyosoy132.wordpress.com/manifesto/
http://blogdaboitempo.com.br/category/colunas/denis-de-moraes/
http://observatoriodaimprensa.com.br/comunicação alternativa.pdf