Este blog e seu conteúdo são resultados da disciplina optativa intitulada “Cultura digital e a internacionalização cultural e política” ministrada durante o segundo semestre de 2013 junto aos estudantes de Relações Internacionais da PUC-SP. A disciplina buscou refletir sobre o papel das tecnologias digitais de comunicação, especialmente das redes sociais online, nos processos de transformações culturais e políticas em curso mundialmente; visou também mapear, juntamente com os estudantes, os recentes usos das redes sociais nos processos de lutas, conflitos ou de manifestações políticas e culturais; a disciplina pretendeu ainda oferecer repertório conceitual e metodológico para a reflexão e a investigação envolvendo a cultura digital e as redes sociais digitais.
Durante seu desenvolvimento transformou-se num grupo de estudos e os estudantes viraram investigadores. Cada um selecionou 2 ações recentes em que o usos das tecnologias digitais tenham sido fundamentais para as transformações políticas e culturais e, à luz da bibliografia inicial da disciplina, construíram suas reflexões sobre o cenário internacional contemporâneo.
Trata-se de uma experiência pedagógica inicial e ainda repleta de limitações, mas que aponta possibilidades interessantes de produção de conhecimento em sala de aula que pode ainda render resultados mais ousados e significativos.