prof

 

Em 13 de agosto de 2011, tivemos a honra de ter aula com o professor, mestre e doutor em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo – USP, Dr. LUIZ CARLOS BEDUSCHI FILHO, sobre os desafios metodológicos da sustentabilidade no Brasil, no nosso Projeto Educação para Sustentabilidade, criado e coordenado pelo NEATS – núcleo do âmbito do Programa de Estudos Pós-graduados de Administração da PUC-SP, que é fruto de um convênio entre a Fundação São Paulo e a Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo com recursos do FEMA.

Abordando temas muito controvertidos, como por exemplo, sistema econômico e meio ambiente, desenvolvimento e sustentabilidade, políticas públicas e meio ambiente, mercado e meio ambiente.

Mais adiante, o professor sob uma perspectiva sociológica ambiental, nos trouxe a questão do atraso social e cientifico sobre os problemas ambientais e de sustentabilidade, demonstrados pelas condutas autodestrutivas do ecossistema e a degradação da natureza e da qualidade da vida das pessoas.

Dentro dessa perspectiva, o professor nos provocou algumas questões para reflexão, que, nesse momento, algumas dessas indagações não têm resposta definitiva:

  • Será que não existem limites para essa expansão?
  • Será que a economia mundial pode continuar a se expandir indefinidamente sem provocar sérias repercussões ambientais?
  • É possível conciliar conservação ambiental com crescimento econômico?

Ainda, com uma abordagem sobre a expansão populacional, com reflexo sobre a extração material e o aumento dos resíduos e rejeitos, embasado na “sociedade do risco”, com efeitos cada vez mais incertos da ação humana, influenciando, irrefutavelmente, o meio ambiente.

No entanto, a sociedade se tornou mais autocrítica e reflexiva sobre esses riscos e começa a reagir. Autoconfrontando com o que criou de positivo ou negativo no meio ambiente.

Mas, o correto seria “prever” os riscos antes mesmos deles existirem, não deixando para saná-los depois de deflagrados, pois, em muitos casos, o prejuízo é irreversível.

Também, podemos perceber que o ecodesenvolvimento esbarra na ética e nos valores sociais e culturais, que, muitas vezes, se transforma em uma utopia.

Livros indicados pelo professor:

Autor: Jared Diamond

“COLAPSO – como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso” e

“Armas, Germes e Aço”.

Autor: Charles Muller

“Os Economistas e as Relações entre o Sistema Econômico e o Meio Ambiente”

Autor: Ignácio de Loyola Brandão

“Não verás país nenhum”

 

Alguns links e trabalhos do professor:

http://www.each.usp.br/beduschi/

http://www.face.ufmg.br/novaeconomia/sumarios/v14n3/140302.pdf

Autor: Luiz Carlos Beduschi Filho

Assentamentos Rurais e Conservação da Natureza