Subscribe in a reader

5 outubro, 2012

Novas famílias: déspotas mirins

Paola Block Patassini

A psicanalista e ex-aluna Marcia Neder (esquerda) e Regina Oliveira, coordenadora do Centro de Ex-Alunos)

A psicanalista e ex-aluna Marcia Neder (esquerda) e Regina Oliveira, coordenadora do Centro de Ex-Alunos. Foto: Bete Andrade-DCI/PUC-SP.

Quantas vezes os pais não sabem o que fazer quando não conseguem impor limites aos filhos e eles se tornam verdadeiros tiranos na família? Qual o papel da educação nestes casos? Como a psicologia pode ajudar? Existe uma “receita”?

Esta e outras questões foram discutidas dia 26/9, no Centro de-Alunos (sala de reuniões), na palestra da ex-aluna Marcia Neder  sobre “Conceitos Inovadores Familiares”.

Marcia é psicanalista, pós-doutora e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP (2009), e baseou sua palestra em sua mais recente publicação: Déspotas Mirins – O poder nas novas famílias.

A palestra, que estava prevista para durar uma hora, durou duas! Ninguém sentiu passar o tempo, porque o que começou como uma pequena reunião com palestra virou um bate-papo, um diálogo interativo, com troca de vivências e o profundo conhecimento que Marcia adquiriu durante anos de pesquisa.

O evento só acabou às 23h, porque o prédio sede do campus Monte Alegre tinha que fechar!

O que ficou bem claro, é que a educação tem um papel fundamental no relacionamento entre pais e filhos e não existe uma “receita” para resolver estas dificuldades na família. Como já dizia o poeta Vinícius de Moraes:

“Filhos…  Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-los?”

Bate-papo animado com a psicanalista Marcia Neder foi até 23h na reunião do Centro de Ex-Alunos do dia 26/9!Foto: Bete Andrade-DCI/PUC-SP.

E cada um tem o seu processo de conhecer e educar os filhos, segundo seus próprios critérios, seu próprio saber. E olha que educar pode ser trabalhoso, mas valer muito a pena.

Você se interessou pelo assunto?

Marcia Neder vai lançar Déspotas Mirins – O poder nas novas famílias, em São Paulo, com palestra gratuita, dia 15/10, às 19h (palestra) e às 20h30 (lançamento), na Casa do Saber e Livraria da Vila (r. dr. Mário Ferraz, 414). Inscrições gratuitas por telefone: 3707-8900.

Nome (obrigatório)

(obrigatório)