Decisões de Design: TDCs e TDAs

Autor: Ítalo Vega (líder do GEMS)

Data: 22/10/2013

GEMS 160 – TIDD/Depto de Computação/PUCSP

Resumo:

Que categoria de exemplos devem ser apresentados nas matérias iniciais de programação de computadores? Que elementos conceituais serão enfatizados? Quais constructos conduzem ao “pensamento de computador”? Estas questões são importantes, mas o foco no processo de programação é essencial: porquê? Em 1945, George Polya apresentou um modelo de solução de problemas matemáticos constituído por quatro passos (“How to solve it”): (1) entender o problema, (2) elaborar um plano, (3) implementar o plano e (4) avaliar os resultados. Em termos de desenvolvimento de programas de computador, podemos interpretar estes passos como análise, design, implementação e teste. Em matérias introdutórias, este quadro conceitual de programação ajuda a sistematizar os esforços do aprendiz, ainda mais quando acompanhado de técnicas de modelagem e de representação de modelos. Em particular, durante o design da aplicação, Tabelas de Decisão (TDCs) e expressão de lógicas de controle por Diagramas de Atividades UML (DATs) ajudam na elaboração de um plano (modelo) a ser implementado uma tecnologia de base. Neste encontro, discutiu-se o caso de uma aplicação de cálculo de biorritmo de acordo com as fórmulas de Wilhelm Fliess.

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