Fábulas OCC-RDD: histórias didáticas para ambientes interativos híbridos e presenciais de aprendizagem (prévia da proposta de artigo para o Evento CSBC 2015 – WEI)

Autor: Ítalo Vega (líder do GEMS)

Trilha: Ambientes Interativos Híbridos de Aprendizagem Presencial

Data: 07/04/2015

Resumo

A introdução de tecnologias de interação em ambientes de aprendizagem presenciais em cursos de nível superior altera a dinâmica de comunicação entre os estudantes e o professor. A preparação do material didático passa a ser uma adicional preocupação para o docente, além daquela primária, relacionada ao conteúdo programático da disciplina pela qual é responsável. Elaborar uma estrutura de apresentação de conteúdos voltada para tais ambientes é o foco primário deste artigo. Na base da estrutura encontra-se a noção de fábula OCC-RDD, constituída por cenas objetivas (OCC) intercaladas com cenas subjetivas (RDD) que suportam interação com os estudantes. O primeiro grupo de cenas estabelece objetivos de aprendizagem e desafios a serem superados pelos estudantes. O segundo grupo oferece diversas oportunidades para que o estudante reaja e decida o que fazer para que os objetivos da cenas OCC sejam alcançados. Este artigo descreve uma estrutura de apresentação baseada em fábulas OCC-RDD para apoiar a elaboração de histórias a serem utilizadas em ambientes de aprendizagem, bem como a descrição de uma ferramenta de narração OCC-RDD Linear. Resultados preliminares da pequisa apontam em uma direção de maior interesse dos estudantes em participar dos encontros presenciais, oferecendo elementos adicionais para a avaliação dos seus aprendizados.

gems 212

Comments are closed.

Set your Twitter account name in your settings to use the TwitterBar Section.