Processamento de Linguagens (II)

Autor: Ítalo Vega (líder do GEMS)

Data: 16/06/2015

Trilha: Modelagem de Sistemas de Software

GEMS 221 – TIDD/Depto de Computação/PUCSP

Resumo

Neste encontro, vamos analisar um processo de avaliação de estudantes e projetar uma gramática para a ferramenta de geração de boletins.

Quais os principais “ingredientes” em um processo de avaliação de estudantes?

proc-lang-1-xoj

No caso do gerador de boletins, os dados de um estudante referem-se as suas notas em cada uma das avaliações estabelecidas pelo professor. Vamos supor que a presença nos encontros produza uma nota de acordo com o seguinte critério: zero, se o estudante faltou e 5, para cada período de um encontro. (Na disciplina-exemplo, cada encontro é realizado em dois períodos de 50min.)

Na planilha projetada pelo professor, ele indica a fase do período letivo e as notas de cada estudante matriculado. Por exemplo:

gramatica-1-xoj

• Dados de um estudante como uma cadeia de símbolos L
    • Nome = EST1
    • Presenças = { (F01 -> 10), (F02 -> 5) }
    • Questionários = { (Q01 -> 10) }
  • Problema: como projetar uma gramática para gerar L?

Durante o encontro 221 do GEMS, vimos como pensar no projeto da seguinte gramática:

gramatica-4-xoj

A partir desta gramática, o núcleo do gerador de boletins poderá ser arquitetado. Este será o tema do próximo encontro do GEMS!