Ambientes Interativos Híbridos de Aprendizagem Presencial: A Técnica OCC – RDD

Ítalo S. Vega

Nome do evento: Fórum de Metodologias Ativas – MetA 2015

Data do evento: 08/12/2015 das 9h00 às 17h00

Local: Rua Ministro de Godoi, 969 – Auditório 239 – 2º andar – Prédio (Novo) ou Edifício Bandeira de Mello.

Resumo:

A evasão e a retenção de estudantes em cursos de nível superior, particularmente na área computacional, é um assunto amplamente tratado e discutido nas esferas acadêmicas. Apesar dos muitos esforços de pesquisa em relação a esta preocupação, os índices de evasão e de retenção continuam elevados. Muitas das causas remetem a problemas curriculares, desvalorização profissional, falta de orientação vocacional e distanciamento entre a teoria e a complexidade tecnológica. Esta última assume um papel central na área de programação de computadores, estabelecendo o contexto de discussão deste trabalho. Estudantes e professores são os atores principais em um ambiente de ensino-aprendizagem a respeito de um núcleo de conhecimento. Dependendo da metodologia empregada para a concepção do ambiente, estes atores assumem diferentes papéis, destacando-se: aprendiz, mestre e, mais recentemente, mediador; professor como mediador. Na técnica Objetivo-Contratempo-Catástrofe-Reação-Dilema-Decisão (OCC-RDD), propõe-se um novo papel para aqueles atores: narrador. Em um primeiro momento, o professor-narrador conta uma história a respeito de algum núcleo temático. Em seguida, procura-se introduzir cenas nas quais o estudante assume a co-narração, visando conduzir os diferentes personagens OCC-RDD ao longo de uma história de aprendizagem. Desta maneira, um dos elementos fundamentais da técnica OCC-RDD é a estrutura narrativa utilizada na construção do ambiente de aprendizagem. Em um estudo preliminar, realizado ao longo dos últimos três anos, a taxa de frequência semestral dos estudantes ficou acima de 90% em disciplinas de graduação como introdução à programação, programação distribuída e programação com bases de dados. A Técnica inclui um conjunto de arquétipos de personagens e localizações e suporta diversas estratégias para a concepção das cenas de OCC-RDD. Em uma delas combinam-se metas de aprendizagem sugeridas por Bloom com o modelo de Dreyfus sobre os estágios de aquisição de conhecimento. Embora a técnica OCC-RDD tenha sido utilizada de maneira auto-contida, sugere-se que o seu emprego facilite a transição para outras metodologias ativas, tais como aquelas que se baseiam em projetos-problemas, colaborativas, estudos de casos e salas invertidas.

Apresentação: slide

Site do Evento: http://www.pucsp.br/evento/forum-de-metodologias-ativas-meta-2015

Comments are closed.

Set your Twitter account name in your settings to use the TwitterBar Section.