Sistemas de Respostas de Estudantes

Autor: Prof. Ítalo S. Vega

Data: 23/02/2016

GEMS 242 – TIDD/Depto de Computação/PUCSP

Sistemas de respostas de estudantes em sala de aula são suportados por tecnologias clicáveis (“clickers”): como podemos explorar tais tecnologias de forma mais efetiva? O processo geral de utilização segue quatro etapas: (a) o professor propõe uma questão para os estudantes; (b) eles respondem utilizando o seu próprio clicável (ou algum mecanismo alternativo); (c) o sistema de respostas faz a coleta de posições dos estudantes e produz um relatório de resultados; (d) o professor faz escolhas dinâmicas em função dos resultados. Ambientes assim construídos apresentam um maior grau de interação professor-estudantes, mas diversas barreiras devem ser anteriormente superadas: eventuais problemas técnicos, lenta mudança no processo de preparação das aulas, não é simples a elaboração de questões de múltipla escolha, dentre outras. A técnica OCC-RDD ajuda na montagem dos roteiros em tais ambientes. Neste encontro, serão exploradas algumas das possibilidades de combinação de clicáveis com OCC-RDD.

Referências adicionais:

Comments are closed.

Set your Twitter account name in your settings to use the TwitterBar Section.