Qualidade do Ensino no Nível Superior

Autor: Dr. Italo Vega (líder do GEMS)

Data: 27/11/2018

Sessão: Comunicado

GEMS 339– TIDD/Depto de Computação/PUCSP

Abri o encontro com os seguintes itens a serem discutidos: (1) qualidade do ensino no nível superior, (2) computação de natureza algoritmica e (3) horrores de software. Em relação ao primeiro, percebe-se uma tendência de se “trazer” o mercado para “dentro” da academia. Em qual sentido básico? Problemas “reais”. No nível superior stricto, porém, o que se deve entender por problema “real”? Quais dimensões de conhecimento eles deverão acionar? Buscando apoio em Polya (How to solve it, 1945) [1], métodos matemáticos para demonstrar uma prova (construir um programa de computador, em termos contemporâneos) ou encontrar um valor desconhecido (unknown) ajudam a enfrentar qualquer problema que envolva “raciocínio”. Ênfase: métodos matemáticos. No contexto computacional, formalização de métodos matemáticos por meio da programação de um computador. O enfrentamento de um problema “real” embute um subprojeto de software, cuja taxa de “sucesso” [2] não ultrapassa 30%! A própria noção de algoritmo em Ciência da Computação nos conduz a uma Máquina de Turing que pára, o cálculo de uma função matemática. A noção de decidibilidade depende do conceito de algoritmo [3], visto como a instância de alguma lógica de tomada de decisão. O item (3), sobre horrores de software, entrega-nos diversas evidências de projetos que atenuam tal base estabelecida pela Ciência da Computação [4,5,6]. Qual a qualidade do ensino superior na área computacional?

[1] https://en.wikipedia.org/wiki/How_to_Solve_It [2] https://www.standishgroup.com/sample_research_…/DemoPRBR.pdf [3] https://en.wikipedia.org/wiki/Algorithm [4] https://olhardigital.com.br/…/sistema-de-reconhecimen…/80088 [5] https://olhardigital.com.br/…/celular-do-google-tem-f…/80157 [6] https://olhardigital.com.br/…/bug-faz-facebook-reenvi…/80174

1 2

 

Comments are closed.

Set your Twitter account name in your settings to use the TwitterBar Section.