Taxonomia de Bloom e OC2-RD2

Autor: Dr. Italo Vega (líder do GEMS)

Data: 19/02/2019

Sessão: Comunicado

GEMS 341– TIDD/Depto de Computação/PUCSP

Apresentei alguns dos elementos da Taxonomia de Bloom Revisada por Krathwohl et al em 2002 [1]. Entretanto, o modelo de interação foi elaborado com base na Técnica OC2-RD2 [2]. A título de ilustração, o objetivo de uma das cenas seria alcançado quando se estabelecesse a correta associação entre categorias de conhecimento e suas respectivas descrições (imagem 10). Durante esta cena, os participantes ajudaram a estabelecer o padrão associativo definido por Krathwohl, o que tornou a apresentação envolvente. Em outras cenas, as 6 categorias de processos cognitivos, bem como os 19 processos específicos de cognição também foram ilustrados, com diferentes estratégias interativas. No final, destaquei uma interessante relação entre os trabalhos de Bloom-Krathwohl e de Polya [3]: as categorias “Criar” e “Avaliar” de Bloom servindo de contexto para as etapas de solução de problemas.

[1] Krathwohl, D. R. 2002. “A revision of Bloom’s Taxonomy: an overview”. Theory in practice 41 (4): 212–18.

[2] Vega, I. S. 2018. “Elaboração de histórias OC2-RD2”. Relatório técnico 5095. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP.

[3] Polya, George. 1971. How to Solve It. Paperback; Princeton University Press.

Comments are closed.

Set your Twitter account name in your settings to use the TwitterBar Section.