GEMS 371, 05/11/2019
Palestrante=Me. Gregório
Tema=Representações de Modelos de Computação… Para onde vamos?
Sessão=Posição
Trilha=Modelagem de sistemas de software
Complemento: http://www.ilanet.com.br/cgi-local/portal/bin/view/Ilanet/ConhecimentoEmAmbientes?fbclid=IwAR3YUFPUbxQLX7_jSpwODNiHPbQOqw3RU97bo3gWmBPfAnaa_JXMnKYEkbU
GEMS 372, 12/11/2019
Palestrante=Daniel Minoh
Tema=Jogos Além do Entretenimento
Sessão=Posição
Trilha=Modelagem de sistemas de software
GEMS 373, 19/11/2019
Palestrante=Dr. Sérgio Basbaum
Tema=A MENSURAÇÃO [...]
Por que o computador não me entende?
Autor: Dr. Italo Vega (líder do GEMS)
Data: 29/10/2019
Sessão: Fundamentos
GEMS 370– TIDD/Depto de Computação/PUCSP
“Por que o computador não me entende?” tem várias respostas, algumas interessantes, outras perturbadoras quando projetadas nas pessoas. Neste encontro escolhi duas trajetórias de percurso: formalização e compilação. O processo de formalização [...]
Tec. & Inovações – Fórum de educadores
Autor: Lançamento do Livro
Data: 22/10/2019
Sessão: Variada
GEMS 369– TIDD/Depto de Computação/PUCSP
Neste encontro houve o lançamento do livro Fatos/Mitos e Tecnologias: Reflexões Contemporâneas nas Ciências [1]. Conversamos sobre questões a respeito da capacidade semântica da tecnologia digital que hoje utilizamos, o empreendedorismo nas escolas e a [...]
Software a serviço das pessoas
Autor: Dr. Wagner Varalda
Data: 15/10/2019
Sessão: Posição
GEMS 368– TIDD/Depto de Computação/PUCSP
Dr. Varalda apresentou, sob o ponto de vista da engenharia de software, elementos analíticos da ideia de software como serviço. Lembrando que o Código de Defesa do Consumidor define: “Produto, segundo prevê o Código de Defesa do [...]
Tecnologias Digitais no Ensino Superior
Autor: Dr. Daniel Gatti
Data: 08/10/2019
Sessão: Posição
GEMS 367– TIDD/Depto de Computação/PUCSP
Daniel trouxe questões a respeito de conceitos utilizados pelo MEC na proposição de diretrizes curriculares. Em particular:
competências habilidades currículo metodologia aprendizagem ciência pesquisa
São termos que se referem a conceitos que servem de base para as [...]
GEMS 366, 01/10/2019
Palestrante=Dr. Italo Vega (líder do GEMS)
Tema=Semântica Computacional = Semântica Humana?
Sessão=Fundamentos
Trilha=Modelagem de Software
GEMS 367, 08/10/2019
Palestrante=Dr. Daniel
Tema=Tecnologias Digitais no Ensino Superior
Sessão=Posição
Trilha=Ambientes Presenciais, Interativos e Híbridos de Aprendizagem (APIHA)
GEMS 368, 15/10/2019
Palestrante=Dr. Varalda
Tema=Software a serviço das pessoas
[...]
Semântica Computacional = Semântica Humana?
Autor: Dr. Italo Vega (líder do GEMS)
Data: 01/10/2019
Sessão: Fundamentos
GEMS 366– TIDD/Depto de Computação/PUCSP
Este foi um encontro polêmico: “quais os principais resultados produzidos pelo GEMS ao longo da sua existência?” foi uma questão norteadora dos participantes. Antes, vale distinguir os propósitos entre um grupo de estudos e [...]
Kit de aprendizagem baseado em Arduíno
Autor: Dr. Júlio Arakaki
Data: 24/09/2019
Sessão: Pesquisa
GEMS 365– TIDD/Depto de Computação/PUCSP
O pesquisador Dr. Arakaki apresentou os resultados de uma trabalho de pesquisa centrado no ensino de programação para iniciantes. Os resultados do projeto foram obtidos em colaboração com o graduando Guilherme Kauffmann: um suporte físico inspirado [...]
Ambientes de ensino de tecnologias
Autor: Me. Felinto
Data: 17/09/2019
Sessão: Pesquisa
GEMS 364– TIDD/Depto de Computação/PUCSP
O pesquisador Me. Felinto apresentou diversos pontos que serviram de base para o planejamento estratégico dos cursos da FATEC Osasco. Partindo de situações ilustradas pela fala de muitas empresas, tais como “o seu aluno não chega pronto para [...]
Matemática, Computação e Tipos: o Número 5 é Natural, Inteiro, Racional, Real, Complexo e…?
Autor: Dr. Italo Vega (líder do GEMS)
Data: 10/09/2019
Sessão: Fundamentos
GEMS 363– TIDD/Depto de Computação/PUCSP
Procurei contrastar matemáticas “humanas” e matemáticas “de computador”. Até que ponto a nossa intuição matemática cotidiana ajuda na compreensão de comportamentos computacionais típicos? Dois elementos-chave [...]
Encontros – GEMS
maio 2025 S T Q Q S S D « set 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Tópicos recentes
Categorias
Tags
Abstração Ambientes de Aprendizagem Híbridos Presenciais Arquitetura de Von Neumann Backus Casos de uso Ciência da Computação Cálculo de Pi David Tall Desenvolvimento de Software Dissertação Doutorado Encontros Engenharia de Software Ensino FALCOM Fábula OCC-RDD Fábula PXP Ghergich IA Jogos de Tabuleiro em Aulas de Computação Mestrado Mestre Mecânico Meta-Modelo MMS Modelagem de Software Modelos ER Modelos Matemáticos Máquina Abstrata Método de Monte Carlo Narrativa Narração de Histórias OCC-RDD Padrões Adaptativos Parnas Programação de Computadores PXP Simulação Estatística Software Biomimético Taleb Tecnologias Adaptativas TIC TIDD UML WTA Ética