1. ORGANIZAÇÃO

O Departamento de Ciência da Computação, promove, dentro dos cursos de graduação (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia e Mídias Digitais e Jogos Digitais), o 1º Festival PUC-SP de Criação e Desenvolvimento de Games. O objetivo do Festival é incentivar e divulgar a produção de games dentro da PUC-SP, abrindo novos horizontes para os jogos de alunos de graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2. LOCAL E DATA DE REALIZAÇÃO

O 1º Festival PUC-SP de Criação e Desenvolvimento de Games se realizará na PUC-SP, Campus Marquês de Paranaguá, na terceira semana de março de 2009.

3. INSCRIÇÃO

3.1. A inscrição no Festival é gratuita e aberta a todos os jogos universitários produzidos e/ou finalizados pelos alunos da PUC-SP.

3.2. Entende-se por “jogos universitários” games desenvolvidos por estudantes de graduação dentro da PUC-SP, seja como trabalho para disciplinas, projetos de conclusão de cursos, inovação tecnológica ou ainda iniciativas de desenvolvimento de games realizadas por estudantes universitários fora do contexto de seus cursos, desde que não tenham sido realizadas no âmbito de empresas.

3.3. Serão aceitos games de todos os gêneros (aventura, ação, corrida, esportes, estratégia, arcade, RPGs, MMORPGs, webgames, advergames, jogos sérios, simulações, game art, gêneros híbridos e originais, entre outros), que contemplem pelo menos uma das quatro categorias a seguir:

  • Demo Jogável: compreende jogos com pelo menos uma fase ou um tutorial realizado.
  • Jogo: projeto de jogo concluído.
  • Mods: compreende modificações em jogos que utilizem engines não-alteradas.

3.4. Podem ser inscritos experimentos em games para plataformas que permitam ou explicitamente não impeçam desenvolvimento. São plataformas elegíveis: PC’s com Linux ou Windows, Mac’s, PDA’s, Jogos em ambiente Linux para PlayStation 2, PlayStation 3, X-Box, X-Box 360, jogos para Celular (BREW ou J2ME), jogos para consoles, tais como Game Boy/Color/Advance, Master System, Mega Drive, Nintendo DS entre outras.

3.5. Qualquer linguagem de programação será aceita. Só serão aceitos grupos com até 6 participantes.

3.6. Cada proponente poderá inscrever quantos trabalhos desejar, desde que estes tenham sido produzidos dentro das determinações apresentadas neste regulamento.

3.7. O prazo para submissão de propostas termina em 30 de novembro de 2008.

3.8. As inscrições deverão ser realizadas on line, através do endereço http://blog.pucsp.br/jogosdigitais. Para efetivar a inscrição on line, o proponente deverá entregar à coordenação do Festival seu game, em envelope, devidamente identificado para:

1º Festival PUC-SP de Criação e Desenvolvimento de Games
A/C: Prof. David de Oliveira Lemes
Rua Marquês de Paranaguá, 111
CEP 01303-050, São Paulo, SP

3.9. Os trabalhos enviados deverão ser obrigatoriamente acompanhados de:

  • 02 cópias do trabalho inscrito, em CD ou DVD Rom, devidamente identificadas;
  • ficha de inscrição, preenchida e assinada pelo proponente;
  • comprovante de matrícula evidenciando o vínculo acadêmico do(s) realizadores do trabalho proposto com a universidade;
  • breve currículo dissertativo do(s) proponentes, com no máximo seis linhas;
  • cenas (screenshots) dos games inscritos, em CD-Rom, nos formatos “TIF” ou “JPEG”, com pelo menos 300 dpi de resolução;
  • material de divulgação do game (cartaz, release etc), quando possível;
  • declaração de autoria de todo o processo de criação e desenvolvimento do game.

3.10. Os trabalhos que estiverem em desacordo com este regulamento não serão aceitos, bem como aqueles que apresentarem problemas técnicos. Certifique-se da qualidade das cópias antes de enviar seu trabalho.

3.11. Não serão aceitos jogos que não acompanharem os aplicativos necessários ao seu funcionamento, tais como emuladores.

Parágrafo único. A organização do Festival não se responsabilizará por qualquer tipo de dano físico que porventura venha a ocorrer no material inscrito, em decorrência de seu transporte e uso.

4. SELEÇÃO

4.1. A seleção dos games que farão parte do 1º Festival PUC-SP de Criação e Desenvolvimento de Games ficará a cargo da comissão organizadora.

4.2. Os autores das propostas selecionadas serão notificados pelos organizadores do Festival. O resultado da seleção será divulgado a partir da teceira semana de março de 2009, no endereço http://blog.pucsp.br/jogosdigitais.

5. JÚRI

5.1. A avaliação dos trabalhos selecionados ficará a cargo do Júri do Festival, composto por pesquisadores, professores, profissionais e artistas, com destacada atuação nas mais diversas áreas dos jogos eletrônicos e do entretenimento digital, que serão convidados pela comissão organizadora.

5.2. O Júri e a organização do Festival poderão, eventualmente, conceder Menções Honrosas, aos proponentes dos trabalhos participantes.

5.3. As decisões do Júri e da organização do Festival são irrevogáveis e irrecorríveis.

5.4. A divulgação dos vencedores premiados bem como a entrega dos prêmios será realizada na terceira semana de março de 2009 (dia, hora e local ainda a ser confirmados), em solenidade no auditório da PUC-SP Campus Marquês de Paranaguá.

6. DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1. Os trabalhos selecionados serão exibidos em microcomputadores P4. Caso haja a necessidade de uso de placas ou outros hardwares diferentes dos disponibilizados, os autores dos trabalhos selecionados deverão contatar a organização com antecedência.

6.2. As despesas de desenvolvimento dos games inscritos ficarão a cargo dos realizadores dos trabalhos.

6.3. As imagens estáticas e as seqüências audiovisuais dos games inscritos poderão ser usados pela comissão organizadora para a divulgação do Festival nos meios de comunicação.

6.4. Os trabalhos inscritos passarão a fazer parte integrante do acervo do Festival PUC-SP de Criação e Desenvolvimento de Games, podendo ser utilizados, sem fins lucrativos, para consultas e programações culturais.

6.5. Cabe aos realizadores e proponentes dos trabalhos inscritos toda a responsabilidade pelo direito de uso de imagens, sons, códigos e demais fontes utilizadas nos games, de acordo com a legislação autoral e intelectual vigente.

6.6. O material enviado para o Festival não será devolvido.

6.7. A inscrição no 1º Festival PUC-SP de Criação e Desenvolvimento de Games implica na plena aceitação por parte de seus participantes das condições expostas neste regulamento.

6.8. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela organização do Festival.

São Paulo, 27 de outubro de 2008
Os Organizadores
1º Festival PUC-SP de Criação e Desenvolvimento de Games