Nessa segunda-feira, dia 29 de novembro, a PUC sediou a 1ª edição do Interational Symposioum on Interactive Game and Simulation / Simpósio Internacional de Jogos e Simulações Interativos.

O ISIGS pretendeu, e conseguiu, levar para outros países, para outros cursos brasileiros da área e para interessados em ingressar no mercado de jogos digitais, uma reflexão a mais sobre a produção de games – deixando claro que os profissionais da área convergem a toda simulação, não apenas aos games.

Para tanto, o evento divulgou para seu público-alvo os possíveis problemas que podem surgir ao desenvolver games – desde a pré-produção até à conclusão do projeto – e as ferramentas que podem solucioná-los.

Primeiramente, o coordenador científico, que mediou as palestras e apresentações, Prof. Donizetti Louro, junto com os professores Fábio Musarra e Daniel Gatti, abriram o evento explicando o objetivo inicial e convidando o público presente e o que assistia pela twitcam a fazerem perguntas aos palestrantes convidados. Confira como foi o evento, assistindo-o pela twitcam, aqui.

O primeiro momento foi composto por alunos do 3º ano de Jogos Digitais apresentando as dificuldades encontradas no decorrer do desenvolvimento do TCCs deles – que consiste na produção de um game.

Os alunos que estão produzindo Bounty Hunter, Run Run Chicken, Dirty Control e Mach.N citaram problemas desde organização, custos financeiros e tempo, até os mais técnicos, como implementação de IA e movimentação de personagens e carros. Os alunos do Projeto Vates – um RPG ainda em estágio conceitual, uma vez que será para o ano de 2011 – citaram, principalmente, os problemas de caracterização de personagens e de construção de histórias curtas.

O segundo momento do evento foi composto por apresentações feitas por outros alunos do curso, sob orientação dos professores, sobre ferramentas – o que são, quais suas funções, por quem foram criadas, como se articulam com outras ferramentas, entre outras abordagens – que poderiam ajudar a resolver grande parte desses e de outros problemas, sob uma óptica matemática e física. Confiram os slides das apresentações para saberem mais:

• “Eliminação de Superfícies Escondidas” de José Arthur. Slides aqui.
  • “Algoritmo Z-Buffer e Árvores BSP” de Raphael Chiavegati e Oliveira Matheus Cayres Mello. Slides aqui.
  • “Modelos de Iluminação e Reflexão” de Arnaldo da Costa e Castro Neto e Leandro Aguilera Romão da Silva. Slides aqui.
  • “Métodos de Tonalização” de Rafael Macedo Domingues da Silva e Igor Pereira dos Santos. Slides aqui.
  • “Mapeamento de Textura” de Rafael Macedo Domingues da Silva. Slides aqui.
  • “Ray Tracing” de George Rigato e Vinícius Alves. Slides aqui.
  • “Rendering e Placas Gráficas” de Luiz Gustavo de Sousa. Slides aqui.

Por fim, a mesa agradeceu a presença e participação de todos, reforçando que o objetivo principal do evento é que alunos e outras universidades, cursos e do colegial que queiram ingressar nessa área pudessem estar a par das discussões que ocorrem na PUC, ajudando, assim, em um intercâmbio de conhecimento.

Os convidados estrangeiros transmitirão seus comentários sobre o tema do evento à partir das 15hs. Para vê-los ou, então, para saber mais informações sobre futuros eventos, acesse o site, o blog ou o twitter do ISIGS.