A criação do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais é uma das principais iniciativas da PUC-SP buscando fornecer a seu aluno, uma formação profissional básica que o leve a um processo autônomo de educação continuada dentro desta novíssima e tão fascinante, quanto promissora área do saber.

O Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais tem como objetivo central fornecer uma sólida formação humanista e tecnológica aos alunos, futuros profissionais na área do desenvolvimento e produção de games (jogos eletrônicos).

As áreas e competências relativas a este curso técnico, o localiza dentro do campo do saber do Design, dentro do quadro de áreas profissionais disposto na Resolução CED 04/99, com carga horária já adequada ao tecnólogo.

Ainda em observância a esta resolução e o perfil da área profissional, o Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais compreende o desenvolvimento de projetos em suas etapas de criação, planejamento e execução, neste caso, de games.

As várias atividades pedagógicas foram organizadas em grandes módulos temáticos, os quais permitem a concentração e delimitação lógica de parentescos, afinidades e dependências, tanto técnicas como conceituais.

O parentesco epistemológico existente entre determinadas atividades didáticas produz o seu aglutinamento em Módulos Didático-Conceituais. Tais Módulos são dotados, cada qual, de uma identidade constituinte e de uma missão relacional que se deve ser construída pelo processo didático-pedagógico entre as várias atividades pedagógicas intramódulos e entre os diversos módulos.

Os módulos temáticos desenvolvidos são quatro:

(1) Fundamentos – O Módulo dos Fundamentos apresenta as atividades pedagógicas relacionadas à base necessária e fundamental de formação humanista geral e específica aos games. Os conteúdos que fazem parte deste módulo intersemestral são: Cultura e Mitologia, Marketing e Games, Teologia e Ética Psicologia: Subjetividade e Organizações, Tecnologia e Sociedade, Seminário de Design de Games e Mercado.

(2) Teoria e Projeto de Games – O Módulo de Teoria e Projeto de Games apresenta as atividades pedagógicas relacionadas mais estreitamente às teorias e a metodologia projetual de games. Os conteúdos que fazem parte deste módulo intersemestral são: Narratividade e Games: Fundamentos, Roteiro para Games, Evolução dos Games, Linguagem Audiovisual e Games e, Worldbuilding – Construção de Mundos.

(3) Design, Modelagem e Animação de Games – O Módulo de Design, Modelagem e Animação de Games apresenta as atividades pedagógicas relacionadas ao desenho audiovisual e às suas questões de interface. Os conteúdos que fazem parte deste módulo intersemestral são: Desenho Conceitual e Storyboard, Edição de Vídeo para Games, Animação para Games, Laboratório de Design de Áudio para Games, MODs – Modificadores de Interface e, Design de Games.

(4) Autoria e Produção de Games – O módulo de Autoria e Produção de Games apresenta as atividades pedagógicas relacionadas à efetiva implementação de um game, em seus aspectos mais específicos de lide com a engine e programação específica. Os conteúdos que fazem parte deste módulo intersemestral são: Projeto de Design de Games, Laboratório de Produção de Games e Oficina de PTCC.

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