— Grupo de pesquisa "Jovens/Juventudes"

Archive

Seguem abaixo as fotos e as legendas das imagens citadas no artigo “Violências e resistências: o Movimento Independente Mães de Maio e suas imagens do genocídio juvenil”

Autoras:

 

Rita de Cássia Alves Oliveira

Doutora em Antropologia (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) ritaalves@pucsp.br

 

Elizabeth Borelli

Doutora em Sociologia (Pontifícia Universidade Católica de SP)

eborelli@pucsp.br

 

Francine Ribeiro Santos

Mestranda em Ciências Humanas e Sociais (Universidade Federal do ABC)

francine.ribes@gmail.com


 

 

 

Read More

Os bolsistas de Iniciação Cientifica Fabricio de Olivieira Marson, Manuela Capriogli Beloni, Bianca Fernandes Fasano e Carolina Casimiro Costa Laniti receberam a Premiação de Melhor Trabalho na área de Ciencias Humanas/Antropologia, no 22º Encontro de Iniciação Cientifica da PUC-SP, realizado em 06 de Novembro de 2013. Intitulada “Jovens/Juventudes: Ações Culturais, Políticas e Comunicacionais”, a investigação abrange dois projetos de Iniciação Cientifica, um de Fabricio de Oliveira Marson e Carolina Casimiro Costa Latini, orientados pela Profª Dra. Rita de Cassia Alves de Oliveira, e outro de Manuela Capriogli Beloni e Bianca Fernandes Fasano, orientados pela Profª Dra. Silvia Helena Simões Borelli. O objetivo do evento é expor à comunidade acadêmica os resultados das pesquisas de Iniciação Cientifica dos alunos de todos os cursos da Universidade. A exposição das pesquisas conta com duas etapas: apresentação de um banner expositivo, e a exposição oral coordenada por um docente.

Read More
jose-saramago
No meio do bombardeamento de notícias, propagandas, promoções, etc etc sobre a Copa 2010, me deparo com a mais triste de todas: o falecimento nessa sexta-feira (18/06) de José Saramago, conhecido escritor de uma das obras mais sensacionais da literatura que o mundo teve a oportunidade de conhecer: Ensaio sobre a cegueira.

 

 

 

Para quem já leu alguma das obras de Saramago, ganhou não só a novidade de sua escrita (particularmente a considero muito não convencional, em que é preciso prestar atenção pra identificar falas da descrição), mas um conhecimento de vida.
Para aqueles que tiveram a oportunidade de ler Ensaio sobre a cegueira (ou ainda estão lendo, como eu) ou pelo menos viram o filme, lançado em 2008, provavelmente ficam sem palavras diante de tamanha genialidade ao trabalhar com essa cegueira branca, que envolve toda a moralidade de nossas vidas, que vai lá no mais profundo dos valores na alma humana.
Depois desse livro, não há como ficar apático a realidade, de fato, você verá o mundo de outra forma. Assim, precisamos ver que a bondade e o respeito necessitam caminhar conosco diariamente, para não nos rendermos a um mundo caótico, que privilegia o instantâneo e as falsas necessidades.
Depois de hoje, como disse o cineasta Fernando Meirelles: “O mundo ficou mais cego hoje”.
Post: Débora Nazari
Read More

Ou: já twittou? Já fuçou no Orkut alheio? Faz quantos minutos desde que postou um vídeo no YouTube ou ainda, viu as últimas do Facebook?

Todos os dias, milhares e milhares de internautas conduzem suas vidas virtuais em prol de acompanhar a tendência da internet em blogar, twittar, buscar informação, assistir vídeos, comentar ou postar o que mais interessa. O compartilhamento de informações continua crescendo, com isso, a emancipação digital esta interligando mais pessoas e proporcionando mais tempo dedicado a internet, as redes sociais, a divulgação, enfim, tudo aquilo que cria uma corrente de pessoas online.

No Brasil, a taxa de internautas só cresce. Não há mais limite de idade, pois dos mais novinhos aos mais maduros, todos encontram um espaço virtual em que possam compartilhar as informações que mais os interessam.

Para entender isso em números, no site da “Conexão Cultura”, que é um projeto em que busca a emancipação digital em locais públicos e privados para todo tipo de usuário, tem um vídeo que mostra direitinho essa corrente de pessoas que se ligam minuto a minuto.

Post: Débora

 

Conexão Cultura

http://www.conexaocultura.org.br/2009/07/16/relacao-do-brasil-e-as-redes-sociais/

Read More