— Grupo de pesquisa "Jovens/Juventudes"

Archive
Atividades da pesquisa

Finalmente conseguimos reunir, em agosto de 2015, quase todos os investigadores da pesquisa “Violências da democracia e genocídio da juventude”. Estiveram presentes:

Pedro Aguerre (Faculdade de Economia e Administração)

Gabriela Carrocini (Direito)

Felipe Augusto Silva Matos (Serviço Social)

Rodrigo Soares Teruel (Relações Internacionais)

Elizabeth Borelli (Faculdade de Economia e Administração)

Rita de Cássia Alves Oliveira (Faculdade de Ciências Sociais)

Marcia Rezende Feitoza (Relações Internacionais)

Alexis Milonopoulos (mestre em Ciências Sociais pela PUCSP)

Francine Ribeiro (mestranda pela UFABC)

 

E não estiveram presentes, mas também estão no grupo

Gabriela Mendes Chaves (Economia)

Daniela Baccelli (Ciências Atuariais)

 

 

Read More

Cópia de 20150422_205353

Em abril tivemos uma excelente conversa com o pesquisador chileno Oscar Aguilera Ruiz (Universidad de Chile) sobre “La construcción visual de lo juvenil en el siglo xx . Una aproximación genealógica”. Antropologia Visual, imagens, juventude e ‘políticas de visibilidade’ foram alguns dos temas tratados.

 

Cópia de 20150422_200929

Read More

 

20141117_182425

O Grupo de Estudos sobre Juventude promoveu, em novembro de 2014, a exibição do documentário “A periferia é o centro” (Direção: Peu Pereira e João Claudio de Sena; produção de Daniela Embón e Paula da Paz) seguido de participativo debate que contou com:

20141117_183004
Expositores (na ordem em que aparecem na fotografia acima):

 

Harika Maia (coordenadora do Programa VAI da Secretaria Municipal de Cultura)

Thaís Reis (Programa Agente Comunitário de Cultura)

Gabriel Medina (coordenador de Juventude da SMDHC da Prefeitura de SP)

 

Debatedores: 

Rita de Cássia Alves Oliveira

Pedro Aguerre

Roberth Miniguine Tavanti

Maria Imaculada Fernandes Victal

Read More

Seleção de bolsistas de Iniciação Científica (2015/2016)

 

Pesquisa: Violências da democracia

Estamos selecionando estudantes para bolsas de Iniciação Científica em projeto de pesquisa de um grupo de professores da PUC-SP junto à Comissão da Verdade da Democracia “Mães de Maio”, uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em articulação com dezenas de movimentos sociais e apoio da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

A investigação tratará dos crimes de Estado durante o período da democracia brasileira, especialmente os ocorridos na última década e envolvendo jovens negros e indígenas, torturas, encarceramentos e as violentas repressões dos movimentos juvenis contemporâneos (Passe Livre, Não vai ter Copa, entre outros).

As bolsas terão vigência no período entre agosto de 2015 e julho de 2016, com a possibilidade de renovação por mais um ano.

 

Pesquisadores:

profa. dra. Rita de Cássia Alves Oliveira (Departamento de Antropologia)

profa. dra. Lucia Helena Vitalli Rangel (Departamento de Antropologia)

profa. dra. Elizabeth Borelli (Departamento de Atuária e Métodos Quantitativos)

prof.  dr.  Pedro Aguerre (Departamento de Administração)

 

Critérios de seleção:

- não possuir vínculo empregatício;

- qualidade do histórico escolar (notas/frequencia e ausência de reprovações);

- disponibilidade de 20 horas semanais (não presenciais) para a pesquisa;

- envolvimento e/ou conhecimento do tema da pesquisa;

- disposição, autonomia, comprometimento, responsabilidade e iniciativa para a investigação;

- organização para o trabalho (pontualidade, comunicação e gestão de e-mails e documentos, etc.) e facilidade para trabalhar em grupo.

 

Procedimentos de inscrição:

- carta de apresentação (com nome, curso, RA, período que está cursando, idade, bairro/cidade de moradia, telefone e e-mail para contato) e contendo, pelo menos: trajetória pessoal, acadêmica e profissional, interesses e campos de atuação, motivações pessoais para o tema da pesquisa;

- breve texto (até 1000 palavras) sobre o tema da pesquisa, com título, bibliografia e outras referências;

- envio dos dois documentos por email: cnascimento@pucsp.br , aos cuidados de Celso Nascimento, até 25 de março, quarta-feira.

 

Prazos e etapas de seleção:

- 25/março, quarta-feira: prazo máximo de inscrição e envio dos dois documentos por email: cnascimento@pucsp.br , aos cuidados de Celso Nascimento;

- 26/março, quinta-feira: convocação dos selecionados para entrevistas;

- 27/março, sexta-feira, período da tarde: entrevistas com os selecionados;

- 30/março, segunda-feira: divulgação dos resultados do processo de seleção;

- 31/março, terça-feira: assinatura dos contratos. Observação importante: os selecionados precisarão atualizar os currículos Lattes.

EDITAL DE INSCRIÇÃO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA PUC-SP (clique aqui)

Read More

Compatimos el cronograma de actividades a realizarse en el marco de la I Bienal Latinoamericana de Infancias y Juventudes, que tendrá lugar entre los días 19 y 21 de noviembre en Manizales, Colombia.

Screen shot 2014-11-04 at 12.51.36 AM

 

Read More

Screen shot 2014-07-02 at 12.56.26 AMDe 30 de setembro à 4 de outubro de 2013, aconteceu o XXIX Congresso Latinoamericano de Sociología ALAS em Santiago do Chile. Intitulado “Crisis y Emergencias Sociales en América Latina” o congresso contou com 33 Grupos de Trabalho que apresentaram suas pesquisas durante os cinco dias de Congresso, em diferentes Universidades de Santiago. Um de nossos trabalhos, uma pesquisa em conjunto do pesquisador bolsista de Iniciação Cientifica  Fabricio de Oliveira Marson e a  Profª Dra. Rita de Cássia Alves Oliveira que, alem de autora, também coordena a pesquisa, foi apresentado no GT 22 “Sociologia de la infancia y juventud”. A pesquisa apresentada, que ainda está em andamento, leva o titulo “Movimentos juvenis contemporâneos, apropriação do espaço público e os usos da cultura digital: o caso do Ocupa Sampa, os Indignados de São Paulo.”, e esta prevista para terminar em Agosto de 2014.

O artigo apresentado esta disponível no link abaixo:

http://actacientifica.servicioit.cl/biblioteca/gt/GT22/GT22_deCassiaAlves_OliveiraMarson.pdf

Read More

A pesquisadora Natalia Iorio Garcia, que contribuiu com a nossa pesquisa
de Agosto de 2011 a Julho de 2012, acaba de receber o premio de Menção Honrosa da PUC-SP, por seu trabalho de Iniciação Cientifica, financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico) e  orientado pela Professora Dra. Rita Alves, coordenadora de um dos seguimentos do projeto  Jovens Urbanos.
Seu trabalho abrange uma reflexão sobre diversos coletivos juvenis do ABC paulista e da cidade de São Paulo, entre eles o Coletivo Ativismo ABC – Casa da Lagartixa Preta, Coletivo Marte, Coletivo ARCA, MAOU Ocupação Artistica, e outros. Seu artigo foi publicado pela biblioteca da PUC-SP, onde esta disponível na versão impressa.

 

Por:  Fabricio

 

 

Read More

 

 

Nós não queremos mais do que podemos,

Não queremos velhos discursos,

Nem chantagens arcaicas.

Não fazemos mais do que seja nosso,

Não palpitamos em vão,

Nem cruzamos os braços à contemplação.

 

Invadimos as ruas,

Os cinemas,

As praças,

Os transportes.

 

Pintamos cartazes,

Fazemos poesia,

Rap, dança,

Grafitamos nosso próprio

Muro.

 

Ocupamos o abandonado,

Revitalizamos o destruído,

Valoramos o desperdício,

Plantamos no prejuízo.

 

Somos do contra,

Encontra,

Em cena.

 

Somos o todo,

No palco,

Sem idade,

No cotidiano dos dias.

 

Não esperamos pela flor comprada,

Nem pela voz doada.

Fazemos.

Dizemos.

Ocupamos.

Somos.

 

Somos a anedota

e a

Lágrima,

A cidade

e a

Pessoa.

 

Circuito ininterrupto,

Constante,

Destoante,

Diverso,

Reprodutor

De novas

Reconquistas.

 

NathalyaG – 05/05/2012 – 15:59

 

O poema escrito acima foi uma das formas que tomou o último Ocupa Sampa que teve início no dia 12 de maio e que se estendeu até o dia 15 com a programação cheia durante esses dias.

Barracas, geradores, um bicicletário, crianças, jovens e adultos, um sábado de sol. Foi esse o cenário de São Paulo que se conectava a outros Ocupas e Acampas do mundo. O Ocupa foi um chamado mundial inspirado no Occupy Wall Street e se espalhou por vários países, principalmente os europeus.

O Ocupa Sampa do ano passado aconteceu no Vale do Anhangabaú contando com participações e apoios de várias pessoas, institutos e organizações; entretanto, a ajuda mesmo veio daqueles não filiados, não pertencentes e não institucionalizados. A onda dessa ocupação e dessa movimentação, além de ter um traço juvenil, condiz com a não hierarquização de pessoas e poderes, busca na cooperação e no auto gerir fazer vir à tona novas formas de participação, cidadania, luta e resistência so sistema capitalista, principalmente.

A ocupação desse ano em Sampa foi na Praça Charles Müller no Pacaembu. O poema e a foto acima, surgiram de uma visita rápida no primeiro dia. Mesmo que a chuva tenha afastado um pouco a movimentação e a realização de algumas atividades marcadas durante a semana, a intenção e a voz do momento foi feita, a espontaneidade e o fluxo que liga São Paulo a outras capitais mundiais não se desfez em água; pelo contrário, marcou e enfatizou a luta que continua.

 

Post, Foto e Poema:  Natalia Garcia

Read More

Foram divulgados nesta semana os resultados das premiações dos trabalhos de Iniciação Cietífica da PUC – SP. As alunas Ana Kelson e Amanda Fraga foram contempladas com o Prêmio de Mensão Honrosa.

As pesquisas contaram com a orientação das pesquisadoras Rita Alves e Lucia Rangel, ambas do Departamento de Antropologia da PUC-SP.

A premiação será realizada na próxima terça-feira, dia 06, a partir das 18h30, no auditório principal do  TUCA.

 

 

 

Post: Natalia Garcia

Read More

Como resultado das pesquisas de campo realizadas no período entre setembro e dezembro de 2009, o Grupo de Pesquisa Jovens Urbanos, com a ajuda da videomaker Bruna Gottardo, editou um vídeo com algumas imagens captadas nas Mostra VAI da zona sul, leste, norte e oeste, além do II Encontro Cultural do Grajaú, II Mostra Cultura da Cooperifa e Cine Cachoeira.

http://www.youtube.com/watch?v=vDL3u2ryLRw

Agradecemos aos coletivos pela recepção e esperamos que gostem!

Post: Beatriz

Read More