— Grupo de pesquisa "Jovens/Juventudes"

Música e resistência: o RAP político na Bolívia

A antropóloga Johana Kunin, pesquisadora da CLACSO e Universidad Torcuato Di Tella – UTDT (Buenos Aires, Argentina), estará conosco no próximo dia 12 para partilhar experiências e trocar idéias a respeito da pesquisa que desenvolve sobre o movimento do RAP político boliviano.

 

Johana se debruça sobre esse tema desde 2007 e suas inquietações surgiram em 2005, momento em que cursava antropologia na França e convivia com a movimentação dos jovens de origem marroquina e argelina que eram marginalizados por Nicolas Sarkozy, mas que expressavam suas sensações e sentimentos por meio do RAP político. Johana passou a pesquisar sobre o RAP boliviano e notar algumas semelhanças e distinções em relação ao francês, neste momento optou por se aprofundar nos estudos sobre este tema.

 

Os jovens bolivianos adotaram esse gênero musical como forma de expressar suas reivindicações de raça, cultura e direitos coletivos. O RAP é transmitido no país como um gérmen liberador de espíritos e consciências, permitindo expressar motivações, sentimentos, pensamentos sociais e políticos.

 

Serão abordados temas como produção, distribuição e consumo desta música que mescla ritmos ancestrais e modernos. Será exposto como os jovens utilizam o RAP para evidenciar a discriminação que sofrem por serem rappers e conscientizar outros jovens sobre distintas formas de cidadania. Outro ponto que entrará no debate é a relação dos jovens com algumas instituições como embaixadas, ONG, partidos políticos, centros culturais, entre outros. E perguntas como – Existe uma geopolítica do RAP na Bolívia? Há temáticas de canções mais financiáveis que outras? E se os jovens se sentem alienados por fazer RAP, música que tem suas origens nos EUA? – serviram como “temperos” nesta conversa.

 

Neste bate-papo Johana poderá relatar de forma detalhada sua interessante trajetória…

 

Quando

Data: 12/08/2009 – 4ªfeira

Horário: 16h00 as 18h00

Local: PUCSP – Rua Ministro de Godoy, 969 – sala P79D – Perdizes

Promoção/Organização

Jovens urbanos: ações estético-culturais e novas práticas políticas (inserido no Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais e Departamento de Antropologia (PUCSP)

 

Post: Ariane