— Grupo de pesquisa "Jovens/Juventudes"

ESTADOS DA ARTE SOBRE JUVENTUDES LATINO-AMERICANAS

ESTADOS DA ARTE SOBRE JUVENTUDES

No dia 15 de setembro de 2010 às 19:30 horas ocorrerá no na PUC-SP o lançamento do livro Jóvenes, cultura y política em América Latina: alguns trayectos de sus relaciones, experiências y lecturas (1960 – 2000). A coletânea de artigos organizada por Sara Viltoria Alvarado e Pablo Vommaro compila estados da arte de núcleos de pesquisadores latino-americanos que analisam as múltiplas juventudes contemporâneas.

 Os artigos que compõem esta coletânea expressam o mergulho profundo que intelectuais se propuseram a fazer para compreender e responder uma indagação central: quais as práticas políticas emergentes dos jovens latino-americanos? Esta pergunta foi comum a todos os países que fazem parte do Grupo de Trabalho: “Juventud y nuevas prácticas políticas en América Latina” (CLACSO – Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales). Todas as equipes participantes, de forma livre e peculiar, fizeram um levantamento das ações, atuações e práticas políticas e culturais dos jovens entre as décadas de 1960 e 2000 e é neste livro que poderemos desfrutar de análises densas e, por vezes, apaixonadas das múltiplas juventudes contemporâneas.

 É importante ressaltar que o núcleo de pesquisas Jovens Urbanos… da PUCSP (Departamento de Antropologia e Pós-Graduação em Ciências Sociais) contribui para esta coletânea com o estado da arte sobre a juventude brasileira entre as décadas de 1960 e 2000.

 Lançamento do Livro:

Jóvenes, cultura y política en América Latina: algunos trayectos de sus relaciones, experiencias y lecturas (1960-2000).

ALVARADO, Sara  V. y VOMMARO, Pablo A. (org).

Buenos Aires: CLACSO/Homo Sapiens, 2010

Participantes da Mesa de Lançamento:

Sara Victoria Alvarado (CINDE/Manizales/Colômbia) e Pablo Vommaro (UBA/Conicet/Argentina): coordenadores;

Carles Feixa (Lleida, Espanha);

Patricia Botero (CINDE/Manizales/Colombia);

Mario Sandoval (UCSH/Ceju/Chile);

Silvia Borelli (PUCSP/Brasil)

 Local e Horário

15/9/10 – 4ª feira – Auditório 100 (1º piso – Edf. Bandeira de Melo) – 19:30 horas.