— Grupo de pesquisa "Jovens/Juventudes"

Reunião do VAI divulga a formação de coletivos na Zona Leste

No dia 24 de agosto de 2011, na Sede da Secretaria Municipal de Cultura foi realizada uma reunião com os membros da Comissão de Avaliação de Propostas do Programa para Valorização de Iniciativas Culturais e o coordenador do Projeto VAI sobre o relato das experiências culturais do projeto Rede Livre Leste (RLL) formado por sete coletivos culturais da cidade.

Nos relatos, os membros da Rede Livre Leste, disseram que o projeto não atua somente na Zona Leste e que está aberta a novos coletivos de outras regiões da cidade; a proposta é agir coletivamente, englobando vários outros coletivos, independente da localidade dos mesmos.

Segundo Daniel, do grupo Arruacirco, o lema da RLL é: “sem representatividade e em todos os lugares”. A ideia é que o projeto não tenha uma centralidade, a Rede estará se movimentando pelas várias regiões de São Paulo; disseram que a rotatividade de locais de atuação é importante para que se possa conhecer a realidade de todos os lugares onde os coletivos desenvolvam suas ações, permitindo apoiar outras causas e lutas.

As ações da RLL estavam sendo planejadas há pelo menos um ano. Questionados sobre as formas de atuação, os jovens explicaram que cada um atua numa Comissão tendo uma demanda específica; além disso, suas ações se manifestam em oficinas de circo, dança afro, malabares entre outras.

Os membros da Comissão relembraram alguns resultados de projetos de 2010, entre eles, que está em destaque como o audiovisual “Jennifer”, o coletivo Batuque e Arte, que ganhou um prêmio canadense e o projeto da Agência Popular de Fomento Solano Trindade.

Alguns grupos já foram contemplados com o programa VAI, entre eles, os grupos: doBalaio representado por Ângela, Trapos dell’Arrua representado por Guilherme e Arruacirco representado por Daniel.

A coordenação do VAI, no decorrer da reunião, divulgou a contemplação de outros grupos pelo programa.

O Manifesto Policêntrico feito pelos integrantes da RLL, foi lido durante a reunião. O mesmo pode ser encontrado no blog do grupo:

 

http://redelivreleste.wordpress.com/2010/12/21/manifesto-livre-leste-policentrico/

 

 

Post: Natalia Garcia