Blog.pucsp.br

Random header image... Refresh for more!

Equipe da PUC/SP é campeã do Rio Pre-Moot

Mais uma vez a equipe da PUC/SP que participará do Twentieth Annual Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot e do Tenth Annual Willem C. Vis (East) International Commercial Arbitration Moot se destaca nas competições nacionais.

We are very proud to share with you the Rio Pre-Moot results :

Best Team: PUC/SP

Second Place (Team): UERJ

Best Oralist: Fernanda Merouço (PUC/SP)

Second Place (Oralist): Carolina Allodi (UERJ)

Third Place (Oralist):Matheus Öberg (PUC/Rio)

Fourth Place (Oralist):Anna Roberta Muffone (UP/PR)

Fifth Place (Oralist):Caio Ramos (PUC/SP)

We would like to give our most sincere thanks to all of those who contributed to the success of the Rio Pre-Moot:
Participating Teams:
Fundação Getúlio Vargas/Rio de Janeiro (FGV/Rio)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio)
Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Positivo/Curitiba-PR (UP/PR)

March 17, 2013   No Comments

Foto da equipe campeã do Veirano Moot Training

March 17, 2013   No Comments

Patrocinadores

A equipe da PUC-SP que participa do TWENTIETH ANNUAL WILLEM C. VIS INTERNATIONAL COMMERCIAL ARBITRATION MOOT  e do TENTH ANNUAL WILLEM C. VIS (EAST) INTERNATIONAL COMMERCIAL ARBITRATION MOOT conta com os seguintes patrocínios:

Master Sponsor:

 

 

 

 

 

Sponsor:

 

 

 

 

March 17, 2013   No Comments

Equipe da PUC/SP é campeã do Veirano Moot Training

A equipe da PUC/SP sagrou-se campeã do Veirano Moot Training, competição entre faculdades de Direito organizada pelo Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá e pelo Veirano Advogados. Na final, a PUC/SP venceu a equipe da FGV/SP em uma disputa muito acirrada. Em terceiro lugar, ficou o time da USP.

A equipe da PUC/SP é treinada pelos Profs. Claudio Finkelstein, Napoleão Casado Filho, Fabio Alonso Vieira, Karin Skitnevsky e Thiago Marinho Nunes e por alunos do Pós-Graduação em Direito da Instituição. Os oradores da equipe na competição foram os alunos: Bruna Barletta, Caio Ramos, Fernanda Merouco e Isabela Deveza.

Ainda participaram do evento times da UERJ, Mackenzie, PUC-Rio, UFPR, UFRGS, UniPositivo, UFMG, FAAP e UniCutiriba.

Essa competição é uma prévia brasileira da maior competiçãodo mundo entre faculdades de Direito, o Willem Vis Moot, organizado em Viena e em Hong Kong pela ONU e pela Pace University e que envolve mais de 300 faculdades de cerca de 70 países.

O time da PUC/SP conta com o patrocínio da Câmara Brasil-Canadá, da Câmara Brasil China de Desenvolvimento Econômico e da Sociedade São Paulo de Investimentos. Além do apoio financeiro e intelectual dos escritórios de advocacia : Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, Demarest e Almeida Advogados, Law & Liberatore Advogados e Cahali Advogados.

March 17, 2013   No Comments

Equipe da PUC SP em Belo Horizonte

A Equipe da PUC SP que participa da Competição Nacional de Arbitragem Petrônio Muniz em Belo Horizonte, Mina Gerais, durante os dias 13 a 16 de outubro, o CAMARB Moot esta contando com o patrocinio dos seguintes escritórios de advocacia de São Paulo Hasson Sayeg, Finkelstein, D’Avilla e Nelson Pinto Advogados; Mattos, Muriel e Kestener Advogados e ainda Law & Liberatore Advogados.

 A competição que irá ocorrer nos próximos dias selecionou duas duplas de oradores, sendo elas as alunas Marcella Centofanti e Marcella Massarotto, e a segunda dupla Bruna Barletta e Julia Schulz.

 Com certeza essa já pode ser considerada uma equipe vitoriosa!!!! Aguardaremos os resultados ansiosamente.

October 13, 2011   No Comments

TIME DA PUC/SP JÁ SE PREPARA PARA MAIS UMA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

O Nineteenth Annual Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot divulgou, na última sexta feira (07/10/2011), o caso que será objeto da competição internacional em Viena entre os dias 30.3.2012 e 5.04.2012. 

A equipe da PUC – SP coordenada pelo Prof. Dr. Claudio Finkelstein e pelos coaches Napoleão Casado Filho, Fábio Vieira e Karin Skitnevsky está completamente envolvida nos estudos de Arbitragem Comercial Internacional e Convenção de Viena sobre Compra e Venda Internacional (CISG), convenção esta que o Brasil logo mais será signatário. 

A equipe ainda em fase de treinamento começará na próxima semana um estudo mais profundo sobre os pontos suscitados no caso recentemente divulgado pela organização do evento, sendo possível ainda que novos estudantes da graduação da PUC-SP, interessados em fazer parte da equipe, se inscrevam, enviando email para a coordenação da equipe (vismoot-puc-2012@googlegroups.com). 

O caso de 2012 utilizará as regras da Câmara de Arbitragem Chinesa (CIETAC), e na parte material os alunos deverão se concentrar no artigo 79 da CISG, em um caso de prestação de serviços que contempla intervenção de terceiros. Os alunos deverão redigir dois memorandos, sendo um como autores da petição inicial (“claimant”) e outro como defensores (“respondent”) dos argumentos apresentados pelos autores, que são outras universidades aleatoriamente escolhidas entre uma das 250 que sempre estão presentes na competição.Em 2011, a equipe composta por 12 alunos foi patrocinada pela Câmara de Comércio Brasil Canadá, Banco do Brasil, Hasson Sayeg, Finkelstein – Advogados, Sociedade São Paulo de Investimento, Pinheiro Neto Advogados, Demarest & Almeida Advogados, Amaral Gurgel, Fischer & Forster Advogados e Fraga Bekierman & Pacheco Neto Advogados. Contando com tantos apoiadores, a equipe se dedicou ainda mais, o que permitiu ainda com que todos os integrantes estivessem presentes também no pré-moot da Câmara de Comércio Internacional em Paris na semana que antecedeu a competição na cidade de Viena, competição em que teve a oportunidade de enfrentar e superar universidades de renome como a Universidade de Berkeley, Califórnia. 

As pré-competições são de suma importância para o desenvolvimento dos alunos na fase oral, por isso a PUC -SP esta sempre presente no tradicional pré-moot da UniCuritiba e do Veirano Advogados ambas realizados no Brasil, assim como já esteve nos pré-moots de Belgrado em 2010 e Paris em 2011.Por propiciar aos alunos uma grandiosa experiência internacional, vivenciando na prática o ambiente de uma arbitragem, são imensuráveis os benefícios que o Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot traz aos alunos que se envolvem no projeto.

October 10, 2011   No Comments

Edital de Seleção – II Competição Brasileira de Arbitragem – CAMARB

 PUC logo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Núcleo de Direito Arbitral

 

Edital de Seleção 01/2011

II Competição Brasileira de Arbitragem – CAMARB

 

I.         APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Com a edição da Lei nº 9.307 em setembro de 1996 (“Lei de Arbitragem”), o instituto da arbitragem ganhou nova força em nosso país. A partir de então, o instituto se desenvolveu de maneira significativa, e muitos são os motivos que podem ser citados para tanto. Sempre se falou, em termos gerais, sobre a arbitragem ser um meio mais barato e célere de solucionar um conflito, se comparado com o procedimento normal do poder judiciário. Além disso, o procedimento arbitral garante também maior confidencialidade ao litígio das partes do que se fosse levado ao processo judicial. Mas, a grande característica que entendemos ser essencial para o brilhante sucesso deste instituto, é o inegável benefício que se tem com a liberdade atribuída às partes de determinar os próprios mecanismos para a resolução de seus conflitos.

Por essas razões, a arbitragem tem se mostrado cada vez mais adequada como meio de solução de controvérsias, caracterizando-se como o instrumento mais eficaz para a resolução de conflitos. No entanto, poucas são as faculdades de direito que têm conseguido cumprir o seu papel de preparar devidamente os seus alunos com as habilidades necessárias para atuar neste segmento. Dessa forma, constantemente que o atendimento a esta demanda vê-se muitas vezes frustrado diante da falta de qualificação dos operadores do direito.

Com esse objetivo, o Núcleo de Direito Arbitral da PUC São Paulo foi criado, de modo a possibilitar e desenvolver estudos e pesquisas na área de arbitragem, com a conseqüente capacitação dos alunos da PUC São Paulo a representar a instituição em competições nacionais e internacionais relacionadas ao tema, bem como qualificá-los para atuar na aera de resolução de conflitos. Desde a sua criação, no ano de 2008, o grupo (que representou a PUC São Paulo nas últimas 3 (três) edições do Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, a mais importante e renomada competição entre estudantes envolvendo arbitragem e direito do comércio internacional, realizada anualmente em Viena, na Áustria) passou a contar com o apoio da Centro de Arbitragem da CCBC, principal câmara arbitral brasileira e dos escritórios de advocacia Pinheiro Neto Advogados, Demarest & Almeida Advogados, Amaral Gurgel/Fischer & Forster Advogados, Hasson Sayeg, Finkelstein Advogados e Fraga, Bekierman, Pacheco Neto Advogados. Além do apoio de nomes de peso do mundo jurídico, o grupo conta com o apoio de grandes empresas como Banco do Brasil e Sociedade São Paulo de Investimentos, estando aberto para receber a contribuição também de outras empresas, escritórios e instituições que tenham interesse no desenvolvimento da pesquisa em arbitragem no Brasil.

O Grupo de Estudos em Arbitragem da PUC São Paulo é liderado pelo Prof. Dr. Cláudio Finkelstein, Coordenador do Pós-Graduação em Direito das Relações Econômicas Internacionais da PUC/SP.

Além do líder, Prof. Dr. Cláudio Finkelstein, o grupo conta com o apoio dos seguintes professores/pesquisadores:

Prof. Ms.Napoleão Casado Filho – mestre e doutorando em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela PUC/SP, professor assistente de Direito Internacional da PUC/SP e Professor da pós-graduação da FGV/SP, FGV/RJ e Escola Paulista de Direito.

Prof. Ms. Fábio Vieira – mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela PUC/SP.

Profa. Ms. Karin Skitnevsky – mestre e doutoranda em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela PUC/SP.

Prof. Ms. Marco Antônio Jorge – mestre em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Professor da pós-graduação da Escola Paulista de Direito. 

 

II.        MOOT CAMARB

Ao longo do tempo foram desenvolvidas por diversas instituições de ensino e organismos de todo o mundo competições universitárias que abordam o tema da arbitragem, sempre com o objetivo de difundir o instituto e iniciar os participantes no aprendizado do procedimento arbitral.

Nesse sentido, a CAMARB – Câmara de Arbitragem Empresarial – Brasil, organizou, no ano de 2010, a I Competição Brasileira de Arbitragem “Petrônio Muniz”. A competição foi um projeto pioneiro no Brasil, inspirado na experiência estrangeira dos moots, atividades acadêmicas tradicionalmente realizadas em universidades americanas e européias, em que estudantes participam da simulação de disputas judiciais, atuando como verdadeiros advogados (como mencionado no item I acima, a PUC São Paulo esteve presente nas últimas edições do Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot). A I Competição Brasileira simulou uma arbitragem nas áreas de construção e mineração, em que as equipes participantes, representando instituições de ensino de todo o país, apresentaram memoriais escritos e se enfrentaram oralmente, em uma espécie de audiência simulada, perante bancas de árbitros, constituídas por grandes profissionais da área.

O evento, realizado no mês de novembro de 2010 em belo Horizonte, foi um sucesso. A campeã foi a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná – UFPR. A equipe da PUC São Paulo chegou às semi-finais da competição e recebeu o prêmio de melhor memorial apresentado, o qual será publicado na revista do CBAr (Comitê Brasileiro de Arbitragem).

Mais informações sobre o caso, regulamento e acesso aos demais documentos da Competição podem ser obtidos no website www.competicao.camarb.com.br. Os preparativos para a II Competição já se iniciaram e o caso foi divulgado em 16 de maio de 2011.

Este edital tem por objetivo recrutar 6 (seis) novos participantes que serão preparados exclusivamente para participarem da equipe do Grupo de Estudos em Arbitragem da PUC São Paulo que representará a PUC São Paulo nesta competição.

 

III.      DO PROCESSO SELETIVO

O Grupo de Estudos em Arbitragem da PUC São Paulo, por meio de seu Líder, Prof. Cláudio Finkelstein, faz saber que estão abertas as inscrições para candidatos graduandos e pós-graduandos que desejam integrar a equipe da PUC São Paulo que irá representar a PUC São Paulo na competição.

O Processo de Seleção seguirá as seguintes regras:

            III.1    Vagas, escopo e patrocínio

Serão oferecidas 6 (seis) vagas exclusivamente para graduandos e pós-graduandos da Universidade que tenham interesse em participar como representante da PUC São Paulo na 2ª Competição Brasileira de Arbitragem, organizada pela CAMARB, cujo caso foi divulgado em 16 de maio de 2011.

Caso não haja candidatos aptos, o Grupo de Estudos em Arbitragem da PUC São Paulo reserva o direito de realizar novo processo seletivo.

Ressaltamos que não há garantia que o Grupo de Estudos em Arbitragem da PUC São Paulo terá recursos próprios para cobrir os custos de passagem, hospedagem e alimentação daqueles candidatos selecionados à participação em competições realizadas fora da Cidade de São Paulo. Seus membros, contudo, envidarão esforços no sentido de obter patrocínios que viabilizem a participação daqueles que não possuírem condição financeira de arcar com tais custos.

             III.2    Critérios de avaliação e inscrição

O processo de seleção será realizado por meio de uma entrevista conduzida em português, em conformidade com as disposições do item III.4 abaixo.

            III.3    Requisitos para a seleção

Para participação neste processo de seleção, o candidato deverá enviar, até o dia 01/06/2011, e-mail para a Profa. Karin Hlavnicka Skitnevsky (kskit@bighost.com.br) contendo:

 a) comprovante de matrícula em curso de graduação ou pós-graduação da PUC/SP, digitalizado em formato PDF; e

 b) curriculum vitae.

Sem prejuízo dos requisitos indicados acima, no corpo do email com o pedido de inscrição deverão constar, ainda, (i) o nome completo do candidato; (ii) período que cursa a faculdade (conforme aplicável) e (iii) telefone e e-mail para contato.

            III.4    Entrevista

A entrevista terá por objetivo identificar os melhores candidatos pela análise do perfil de cada um, podendo ser elaboradas questões com base nas informações fornecidas na mensagem de inscrição, bem como nos critérios de seleção apresentados nesse edital.

A entrevista será realizada e conduzida pelos Profs. Claudio Finkelstein e Napoleão Casado Filho, podendo dela participar outros integrantes do grupo, bem como profissionais eventualmente convidados para auxiliar na seleção dos candidatos.

A entrevista será realizada em data, local e hora a serem definidos posteriormente e que serão informados por e-mail aos candidatos.

Além da entrevista a ser realizada com os candidatos interessados, o Grupo de Estudos em Arbitragem da PUC São Paulo reserva o direito de aplicar uma prova escrita aos candidatos, que avaliará o domínio de conteúdos que poderão servir de base para a elaboração dos casos da competição. As questões da prova poderão versar sobre os seguintes temas: arbitragem, direito empresarial e direito civil.

Caso os coordenadores do Grupo de Estudos em Arbitragem da PUC São Paulo optem pela realização da prova escrita, a mesma será realizada em data, local e hora a serem definidos posteriormente e que serão informados por e-mail aos candidatos inscritos.

            III.5    Divulgação do resultado final

O resultado final será divulgado com brevidade, após a realização das entrevistas, por meio eletrônico (e-mail e postagem no blog do Núcleo de Direito Arbitral da PUC São Paulo –  http://blog.pucsp.br/mootpuc). Todos os candidatos que tenham participado do processo seletivo serão informados por email, tenham ou não sido selecionados.

Na oportunidade, será informada a data, hora e local da reunião inaugural que deverá contar com a participação de todos os candidatos aprovados.

Formada a equipe, serão convocadas reuniões sempre que os professores coordenadores julgarem necessário, devendo todos os candidatos selecionados estar aptos a se dedicarem de forma efetiva e contínua às atividades propostas pelo Grupo de Estudos em Arbitragem da PUC São Paulo.

São Paulo, 15 de maio de 2011

 

Prof. Cláudio Finkelstein

Líder do Grupo de Estudos em Arbitragem da PUC São Paulo

May 26, 2011   No Comments

Noticias do Moot!

A equipe da PUC SP que participa do VIS MOOT , coordenada pelo Prof. Claudio Finkelstein, vem se destacando nas competições das quais participa no mundo todo.

Entre 8 e 12 de abril, a equipe esteve em Paris para participar do Pre Moot da CCI (Camara deComercio Internacional), uma das mais utilizadas no âmbito da arbitragem internacional. A equipe estava lá se preparando para o Vis Moot que ocorreu em Viena de 15 a 22 de abril, no qual concorreu com 264 faculdades do mundo todo.

Em Paris disputou com faculdades de altíssimo nível e grande tradição, como a Universidade de Berkley e de Universidade de Estocolmo. Em ambos os painéis, os oradores da PUC SP (Camilha Portilho, Daniel Szriber, Julia Young Soo Kim e Gabriela Kron) obtiveram notas altas, superando as referidas universidades e recebendo elogios e dicas de árbitros internacionais renomados.

No dia 21 de abril a equipe do Moot participou da ultima prova em Viena, mas mesmo não tendo sido selecionada para a segunda etapa (para a qual somente 64 das 264 são escolhidas) podemos nos considerar vitoriosos, pois após 9 meses de muita dedicação a equipe da PUC SP formada por 15 integrantes entre alunos da graduação e professores é com certeza uma grande conhecedora de arbitragem internacional e da Convenção de Viena de Compra e Venda Internacional.

Outra equipe da PUC SP participou da moot organizado pela SciencePo Paris, esta completamente realizada em língua francesa. O resultado da PUC SP também foi sensacional: fomos selecionados como uma das 16 faculdades entre as 54 participantes.

É de grande importância para o aprendizado de nossos alunos a participação nas competições internacionais, divulgando assim o nome da PUC/SP como uma das grandes formadoras de profissionais no Direito do Comércio Internacional. Os alunos interessados em participar dos próximos times devem ficar atentos ao Edital de Seleção, previsto para o fim de maio/2011.

April 24, 2011   No Comments

Cidade do México

A equipe do Elsa Moot já está na Cidade do México para representar a PUC-SP nas rodadas regionais da simulação que envolve casos sobre a OMC. O vencedor desta etapa disputará a etapa internacional em Genebra.

Desejamos muita sorte à nossa equipe e esperamos que se saiam bem em mais esta empreitada!

March 21, 2011   2 Comments

Patrocinadores

A equipe do Moot do Vis Moot da PUC-SP conta com os seguintes patrocínios:

Master Sponsor:

Sponsors:ccbc

           hasson     Sociedade SP

banco do brasil

 

Co-Sponsors:

 

capitalismo humanistapinheiro netodemarestamaral                  fraga

 Agradecemos todo a apoio que nos tem sido dado, principalmente no que tange à preparação de nossa equipe para o Vis Moot em Viena e esperamos retornar à São Paulo com excelentes resultados.

March 21, 2011   No Comments