Quem está com você na PUC PORTAS ABERTAS!
Américo Fazio, apresentador, ator e músico
Contagem regressiva! Atenção, falta pouco para sua visita à PUC-SP acontecer! PUC PORTAS ABERTAS: neste sábado, 24/10, das 13h30 às 17h, no campus Monte Alegre, em Perdizes - rua Monte Alegre, 1024 (Tuca). Aberta aos estudantes, escolas, professores do ensino médio, vestibulandos e familiares interessados.
Faça sua inscrição, enviando um e-mail para ex-alunos@pucsp.br , com nome e contato (e-mail, tel) seu e de sua escola, o quanto antes!
Talvez tenha passado por sua cabeça: “por que vou escrever um e-mail para ‘ex-alunos’?”…É que os ex-alunos da PUC-SP vão participar dessa Visita, contando um pouco da experiência disso que você está vivendo agora e que eles já viveram antes: a escolha de uma profissão e de uma formação acadêmica em nível de excelência, como a PUC-SP, a melhor universidade particular paulista (rankings MEC 2008 e 2009)!
Você vai estar muito bem acompanhado por pessoas como o Américo “HD”, aluno da PUC, apresentador do “Nick Flash” (Nickelodeon) que vai falar sobre o tema “A caminho da escolha” no Tuca (Teatro da Universidade Católica), com Mario Sergio Cortella, renomado filósofo, e a pedagoga, Marília Marino, que fará um exercício de sensibilização com a platéia (veja a programação).
HD também é músico e ator e montou a banda Galápagos. Foi um dos escolhidos para o concurso do 8º elemento do CQC. No “Nick Flash”, ele dá dicas sobre a programação, tecnologia e sustentabilidade. Conseguiu somar arte e informática em suas criações teatrais, audiovisuais ou musicais: “Descobri que o grande barato era misturar o ambiente tecnológico com a comunicação”.
HD também é músico e ator e montou a banda Galápagos. Foi um dos escolhidos para o concurso do 8º elemento do CQC. No “Nick Flash”, ele dá dicas sobre a programação, tecnologia e sustentabilidade. Conseguiu somar arte e informática em suas criações teatrais, audiovisuais ou musicais: “Descobri que o grande barato era misturar o ambiente tecnológico com a comunicação”.
Tem o maior orgulho de cursar a PUC:
“Quando me perguntam onde estudo e respondo orgulhoso – PUC! A reação das pessoas é sempre positiva”.
HD já adianta, com exclusividade para este Blog, um pouco da sua experiência, com esta dica para os estudantes que tem dúvidas sobre qual carreira escolher:
“Aconselho ligarem TODOS os radares e pesquisarem muito. Conversar com profissionais da área, passar dias no ambiente da profissão escolhida e tentar VIVENCIAR, DE FATO, a rotina. Tenho certeza de que a maioria dos professores permite que não alunos assistam suas aulas, para conhecerem melhor a grade do curso. Muitas empresas também fazem visitas guiadas e isso é muito proveitoso, eu garanto!”
Saiba mais sobre Américo HD, em alguns links do seu Portfólio online:
Entrevista Simple Plan:
Entrevista Simple Plan:
Programa atual: NIck Flash:
Estudante cria comunidade no Orkut
E você estará bem acompanhado também por inúmeros professores, funcionários e ex-alunos da PUC-SP e outros estudantes, que também querem conhecer a Universidade, como o Felipe Rosenberg. Ele até criou uma comunidade no Orkut para a PUC PORTAS ABERTAS, para combinar com sua turma como se encontrar para virem neste sábado. Felipe enviou um e-mail para o Centro de Ex-Alunos, contando para nós suas expectativas. Ele pretende ser psicólogo, cientista político e fazer especialização em jornalismo. Felipe enviou um pensamento, que reproduzimos para vocês: “Não há nada impossível, porque os sonhos de ontem são as esperanças de hoje e podem converter-se em realidade amanhã.”
Assim como o Felipe criou uma comunidade no orkut, você pode divulgar a PUC PORTAS ABERTAS nas Redes Sociais que participa: blog, twitter, sites, orkut, facebook! Traga seus colegas e professores! Mas não esqueça a inscrição pelo e-mail ex-alunos@pucsp.br!
Se você ainda não viu a entrevista de Rafael Cortez, repórter do CQC, que se formou em Jornalismo, na PUC-SP, dê uma olhada no vídeo da postagem anterior deste blog!
Envie seus comentários, sugestões, dúvidas!
E até SÁBADO!!!!…
29/10/2009 às 6:33 am
Aeew Paola
Desculpa a demora.
É o Ativista Político e criador da comunidade do Orkut PUC-Portas Abertas, Felipe Rosenberg. Que, após o PUC-PORTAS ABERTAS, também quer ser Pedagogo e Sociólogo, portanto:
Psicólogo e Pedagogo (Psicopedagogo), Cientista Político e Sociólogo (Ciências Sociais), Historiador e fazer talvez especialização em Jornalismo! Amém!
Pronto, já tenho o que estudar para a vida toda! O que cursar é que não falta!
Segundo Albert Schweitzer: “Os anos enrugam a pele, mas renunciar ao entusiasmo faz enrugar a alma.” “Assim sendo podem passar os anos, mas eu tenho que continuar com o mesmo entusiasmo para não enrugar minha alma, e ter um destino bom e promissor”(Felipe Rosenberg), pois como diz William Jennings Bryan: “Destino não é uma questão de sorte, mas uma questão de escolha; não é uma coisa que se espera, mas que se busca.” Deste modo, “Meu destino vai ser feito através das escolhas, do caminho que faço em minha vida, que poderão me transformar em alguém renomado, profissional e desconhecido. “ (Felipe Rosenberg) Tenho de pensar no que Albert Einstein disse:
“No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade. O sucesso é consequência.”
“ Farei o que me for possível sem baixar a cabeça, com a cabeça sempre erguida para o horizonte, para meus sonhos. Pois neste mundo estou de certa forma sozinho, tenho 18 anos e ninguém vai me dizer que posso e devo fazer”.(Felipe Rosenberg) Pois, “a formação essencial do caráter de uma pessoa está em suas próprias mãos”(Anne Frank).
“Porém, falar, sonhar, é fácil, o difícil é executar tal desejo, em frente ao cansaço que bate em meu coração, em minha alma, em meu espírito”. (Felipe Rosenberg)
Devo pensar que: “Não há nada impossível, porque os sonhos de ontem são as esperanças de hoje e podem converter-se em realidade amanhã.” (autor: desconhecido); e “no meio da dificuldade encontra-se a oportunidade. O sucesso é consequência.”(Albert Einstein)
Por fim: “O importante, e o que diferencia o ser humano do outro não é sua classe social ou seu estudo e certamente sua força de vontade, garra e vontade de viver, estudando cada vez mais para conseguir chegar à sabedoria desejada por Platão, mas nunca alcançada por ele nunca ter chegado ao mundo inteligível.” (Felipe Rosenberg) Para conseguir chegar o máximo possível da sabedoria almejada por Platão, seguirei duas frases em especial:
Uma de George Orrel em Admiravel Mundo Novo:
“Ser feliz é gostar do que somos obrigados a fazer.”
Ou seja: “Se gosto de psicologia e fazer graduação, serei feliz, mas se não gosto de biológicas tenho de aprender a gostar para ser uma pessoa muito mais feliz.” (Felipe Rosenberg)
Outra de Gandhi:
“Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objetivo, obtém, ao fim e ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa.”
No entanto devo pensar a seguinte frase no fim do processo:
“O meu trabalho pode representar apenas uma gota d’água no oceano. Mas sem ele o oceano seria bem menor.” (Madre Teresa de Cancutá)
Por fim: “Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.” (Gandhi)
“Está história nova é minha vida, e ela que estou criando a cada dia, a cada noite, a cada luar.” (Felipe Rosenberg)
————————
Logo, como me disse via e-mail disse:
“Falamos do seu e-mail super-simpático no Blog da PUC PORTAS ABERTAS, dê uma olhada: http://blog.pucsp.br/portasab/.
Que tal enviar um comentário para o Blog? Seus colegas também podem participar para um “pate-papo” virtual sobre a PUC Portas Abertas, suas expectativas sobre a visita, cursos e profissão. “
ADOREI, NÃO AMEI essa matéria.
“Sobre o PUC-PORTAS ABERTAS recomendo a todas as pessoas, até aquelas que já definiram o que fazer e aonde vão fazer. Como por exemplo, uma garota do Pueri que quer fazer administração mais só vai prestar a ESPM. Isto é, recomendo a todos, pois ao contrário de outras faculdades que também “abrem as portas”, a PUC tem o diferencial de além de ter excelentes professores, ter em cada sala mais de um professor falando sobre o curso; consequentemente um complementa o outro e a discussão sobre que carreira devo seguir fica mais enriquecedora.” (Felipe Rosenberg)
Gostei muito do evento, dos professores e do ambiente, não cheguei começo mais deu para aproveitar muito. Fui ao curso de Psicologia, Pedagogia, Ciências Sociais e História, nos quais tirei várias dúvidas sobre meu futuro. Como por exemplo, pretendia fazer psicologia, virar psicopedagogo e trabalhar em colégios, porém chegando ao curso de pedagogia, suas respectivas professoras, muito simpáticas por sinal, proferiram que um psicopedagogo formado em psicologia não pode trabalhar em escolas, só um pedagogo. Surpreendido, pois pensava só em fazer uma especialização em pedagogia, sendo que nem sabia direito sobre o curso, perguntei para as professoras: O que estuda a pedagogia? Qual seu objeto de estudo? Respondidas essas perguntas decidi que vou fazer psicologia, depois psicopedagogia (aonde ganharei uma base para pedagogia) e logo após pedagogia. Portanto só escolhi pedagogia devido a excelente apresentação do curso dada na PUC-SP. Pois como acredito:
“Com 16 anos, 17 anos, 18 anos, o adolescente não é maduro o suficiente para decidir o que fazer pelo resto da vida, por, geralmente, só ter vivenciado áreas que fazem parte de sua vida cotidiana como o jornalismo, a informática, as profissões que seus pais exercem e as matérias escolares – que mais trazem, geralmente, só conteúdo, sem sua direta relação com dada profissão que retrata. (…)” (HTTP://FROSENBERG.BLOGSPOT.COM/2009/10/UM-JOVEM-DE-17-18-ANOS-TEM-MATURIDADE_21.HTML)
Logo, fui depois da apresentação de psicologia e pedagogia para o curso de Ciências Sociais que era junto com a área de História. Nesse curso estavam algumas pessoas, mas que estavam só ouvindo, quando teve um momento de pausa, comecei a fazer minhas perguntas:
“Como se faz para ser um cientista político”?
Que áreas trabalham?
Em algumas faculdades é separado Ciências Sociais e Políticas. Qual é a diferença?
O que é o curso de Ciências Sociais e quais suas áreas de estudo? O curso gradua que especialista além do cientista político?
Disseram-me que na PUC o curso de ciências políticas é incorporado ao de Ciências Sociais decorrerem do curso tenho de escolher que caminho seguir: ser sociólogo ou cientista político. Terminado o curso ganho o diploma de cientista político, mas para poder me diferenciar de outras pessoas, que também fazem tal curso, em outra universidade, tenho de fazer também mestrado e doutorado para me tornar doutor. Contudo me surgiu a questão:
Qual a diferença de mestrado e doutorado? Qual a diferença de eu fazer uma monografia e um mestrado/doutorado?
Diante dessas questões fui respondido e quero dizer que, portanto: “O PUC-PORTAS ABERTAS foi para minha vida um grande diferencial que me ajudou a escolher que caminho vou trilhar em minha vida acadêmica: Psicologia -> Psicopedagogia - Pedagogia, Ciências Sociais Sociologia e Ciência Política, e talvez, História e Jornalismo, se ainda tiver “fôlego”.”(Felipe Rosenberg)