VI Seminário Teoria Crítica, Formação e Cultura: Direitos e Violência na Escola

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VI Seminário Teoria Crítica, Formação e Cultura:

Direitos e violência na Escola

Dias: 19, 20 e 21 de outubro de 2015

Local: PUC-SP, Perdizes, Auditório 117-A, 1º andar, Ed. Bandeira de Melo (“Prédio novo”)

Apresentação:

            A sexta edição do Seminário Teoria Crítica dá sequência aos seminários realizados, anualmente, desde 2010, alternadamente,na PUC-SP e na USP, apresentando o desenvolvimento conjunto de pesquisas realizadas por pesquisadores vinculados ao Diretório de pesquisa: Teoria crítica, formação e cultura, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da PUC-SP (EHPS/ PUC-SP), ao Laboratório de Estudos sobre o Preconceito, do Instituto de Psicologia, da USP (LaEP/ USP) e por pesquisadores de universidades federais e estaduais (UEL, UEM, UFU, UFMS, UFRR, UFPA, UFPR, UNEB, UEFS).   

            Considerando os encaminhamentos e avaliação registrados na edição anterior, o evento retoma o tema da pesquisa empírica, com os objetivos de promover discussões sobre as relações entre a teoria, os métodos e as técnicas de pesquisa, enfatizando o potencial e as limitações dos métodos científicos, por meio deapresentações e discussões dos resultados de investigações realizadas no âmbito do projeto temático “Direitos e violência na escola” (2013).

            O programa está organizado com a finalidade de realizar apresentações, discussões e encaminhamentos sobre o que foi desenvolvido e replicado do projeto temático, considerando os três subprojetos de pesquisa que articula, a saber: i) Subprojeto “Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidade”, de José Leon Crochík (USP), elaborado com o objetivo de investigar o preconceito e a discriminação manifestados sobre alunos incluídos na escola regular; II) Subprojeto “Educação, direito e consciência social: estudo sobre os direitos sociais e a educação escolar, sob a óptica do professor”, de Odair Sass (PUC-SP), que incide sobre a inserção dos direitos na legislação educacional brasileira e no currículo nacional da educação básica; e III) “Bullying escolar: preconceito, personalidade e ideologia”, de José Leon Crochík. O evento propicia também reflexões sobre o tema geral, mediante exposições de pesquisas que, embora, não resultem diretamente do projeto temático, dele se aproximam, por adotarem como referencial a teoria crítica da sociedade e tratarem de temas conexos.

            O VI Seminário Teoria Crítica é o segundo de uma segunda série de quatro encontros anuais previstos no projeto temático, em 2013, a ser realizados entre 2014-2017.

 

Programa:

19/10/2015

1ª sessão, das 9:00 às 12:00 horas

Reunião Científica dos pesquisadores do projeto temático “Direitos e violência na escola”.

Discussão sobre o projeto temático “Direitos e violência na escola”, com ênfase na reorganização eorientação de análise de dados dos três subprojetos: “Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidade”; “Educação, direito e consciência social: estudo sobre os direitos sociais e a educação escolar, sob a óptica do professor” e “Bullying escolar: preconceito, personalidade e ideologia”.

 

2ª sessão, das 14:00 às 17:00 horas

Sessão de Abertura

Expositores: José Leon Crochík (USP), Odair Sass (PUC-SP)

Debatedor: José Geraldo Silveira Bueno (PUC-SP)

Apresentação e discussão do projeto temático “Direitos e violência na escola”.

 

20/10/2015

3ª sessão, das 9:00 às 12:00 horas

Mesa-redonda I – Teoria crítica e pesquisa empírica

- Branca Maria de Menezes, Julyana S. Winkler Oshiro, Mariana M. M. Rodrigues da Silva (UFMS)

- Luciane Paiva (UFPr)

- Rosi Giordano (UFPA)

Coordenação: Carlos Antonio Giovinazzo Junior (PUC-SP)

 

4ª sessão, das 14:00 às 17:00 horas

Mesa-redonda II Elaboração e desenvolvimento de pesquisa mediados por conceitos

- Anoel Fernandes (PUC-SP)

- Aline Carrenho, Lucas Alves (LaEP – IPUSP)

- Elaine Aparecida Pereira (PUC-SP)

Coordenação: Pedro Fernando Silva (USP)

 

21/10/2015

5ª sessão, das 9:00 às 12:00 horas

Mesa-redonda III – Análises de dados quantitativa e qualitativa

- Carlos Eduardo Ramos (UFRR)

- Luciene Maria Silva e Jaciete Barbosa dos Santos (UNEB)

- Tania Marsiglia (PUC-SP)

Coordenação: Domenica Martinez (PUC-SP)

 

6ª sessão, das 14:00 às 17:00 horas

Mesa de encerramento para realizar avaliação do evento e discussão sobre o projeto temático em andamento (encaminhamentos 2015-2016).

 

Inscrições abertas até o dia 16 de outubro de 2015, por meio do link: Inscrições.

Certificados de participação: serão emitidos certificados aos inscritos presentes em pelo menos três das quatro mesas-redondas, sessões abertas ao público.

 

Comissão organizadora:

Carlos Antonio Giovinazzo Junior (PUC-SP)

Cintia Freller (USP)

Domenica Martinez (PUC-SP)

José Leon Crochík (USP)

Odair Sass (PUC-SP)

Pedro Fernando Silva (USP)

Realização:

Diretório de Pesquisa Teoria Crítica, Formação e Cultura

Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Rua Ministro de Godói, 969 – Prédio novo – 4º and. – 4E19

Caixa Postal 7982

São Paulo – SP – Brasil

05015-901

tel./fax: (011) 3670-8510

E-mail: ehps@pucsp.br

Homepage: http://www.pucsp.br/pos/ehps

 

Instituto de Psicologia da USP

Laboratório de Estudos sobre o Preconceito (LaEP) da USP

Universidade de São Paulo

Av. Prof. Mello Moraes 1721 – Bloco A – Sala 196

Butantã – Cidade Universitária

São Paulo, SP

05508-030

Tel./fax: (11) 3091-4185 Ramal: 220 Fax: (11) 3813-8895

Email: cintia@freller.net

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