V Seminário Teoria Crítica, formação e cultura: direitos e violência na escola

28/10/2014 by: teoriacritica

Logo_IP-USPLogo_EHPS-PUCSP

Dias: 12, 13 e 14 de novembro de 2014.

Local: Instituto de Psicologia da USP – Sala 20 do Bloco B (Sala Aurora)

Apresentação:

Este seminário dá sequência aos eventos semelhantes que realizamos anualmente, na presente versão, com a finalidade de apresentar e discutir as pesquisas realizadas junto ao projeto temático “Direitos e violência na escola” articulado com base nos seguintes projetos de pesquisa: I) “Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidade”, de José Leon Crochík (USP) e II) “Educação, direito e consciência social: estudo sobre os direitos sociais e a educação escolar, sob a óptica do professor”, de Odair Sass (PUCSP).

Vale lembrar que em 2013 o seminário “Teoria crítica da sociedade: educação, discriminação e direitos” teve como objetivo servir de referência para a elaboração de um projeto temático de pesquisa, similar àquele que os pesquisadores vinculados ao Diretório de pesquisa “Teoria crítica, formação e cultura”, habilitado pela PUCSP, junto ao CNPq, e ao Laboratório de Estudos sobre o Preconceito (LaEP), da USP, desenvolveram entre os anos de 2009 e 2012, intitulado “Teoria crítica, formação e indivíduo”.

Considerando a importância de fortalecer e subsidiar a elaboração e a consecução do projeto temático e que as pesquisas estão em etapas distintas de realização foram especificados quatro temas:

A- Teoria Crítica da Sociedade e investigação social empírica
B- Teoria Crítica da Sociedade e Psicologia Social Escolar
C- Democracia, violência escolar e responsabilidade
D- Direitos, consciência social e educação

Pretende-se que os temas acima ordenados orientem a realização dos próximos quatro seminários anuais previstos, incluindo a presente edição.

Ementa:

Como nossos estudos privilegiam a pesquisa empírica, em consonância com boa parcela das investigações dos autores da teoria crítica, consideramos importante compartilhar e discutir as relações entre a teoria e os métodos e as técnicas de pesquisa, daí, a escolha do tema “Teoria crítica da sociedade e investigação social empírica” para o seminário deste ano, com o objetivo de promover discussões sobre o desenvolvimento de pesquisa empírica, enfatizando o potencial e as limitações dos métodos empíricos, e compartilhar e discutir as relações entre a teoria, os métodos e as técnicas de pesquisa.

Programação:

12/11– das 9h00 às 12h00

Mesa de Abertura: Direitos e violência na escola

Projeto temático e os projetos de pesquisa que o subsidiam:

Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade – José Leon Crochík (IPUSP)

Educação, direito e consciência social: estudo sobre os direitos sociais e a educação escolar sob a óptica do professor – Odair Sass (PUCSP)

Debatedora: Maria do Carmo Guedes (PUCSP, Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social e Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental; pesquisadora em História da Psicologia)

12/11 – das 14h00 às 17h00

Mesa 2:  Resultados das pesquisas e o método adotado:  limites e alcances

- Rosi Giordano- (UFPA)

- Milena Felten (PUCSP)

- Tania Marsiglia (PUCSP)

Coordenação: Cintia Freller

13/11 – das 9h00 às 12h00

Mesa 3: Resultados das pesquisas e o método adotado:  limites e alcances

- Ana Paula Gomide (UFU)

- Fernanda Rita Levandoski e Sofia Urt (UFMS)

- Carlos Eduardo Ramos (UFRR)

- Luciene Maria Silva e Jaciete Barbosa dos Santos (UNEB)

Coordenação: Carlos Giovinazzo

13/11 – das 14h00 às 17h00

Mesa 4: Reflexões sobre o método: relevância e limites da reaplicação da pesquisa social e dos métodos adotados em pesquisas relacionadas a temas similares ao projeto temático

Expositores:

- Álvaro José Camargo Vieira (PUCSP)

- Elaine Aparecida Pereira (PUCSP)

- Maria Terezinha Gallusch (UEM) e Simone Moreira de Moura (UEL)

Coordenação: Domenica Martinez

14/11 – das 9h00 às 12h00

Mesa 5: Discussões teóricas sobre o método: Investigação social empírica e educação

Expositores:

- Lucimêre Rodriguez de Souza(UEFS)

- Luciane Paiva (UFPr)

- Elisangela Lizardo (PUCSP)

- Lucas Alves, Gabriel Saito e Hugo Shimura (IPUSP)

Coordenação: Pedro Fernando Silva

14/11 – das 14h00 às 17h00

Avaliação do evento e discussão sobre o projeto temático em andamento.

Comissão organizadora:

José Leon Crochík (USP)

Odair Sass (PUCSP)

Cintia Freller (USP)

Carlos Giovinazzo Junior (PUCSP)

Domenica Martinez (PUCSP)

Pedro Fernando Silva (USP)

Realização:

Diretório de Pesquisa Teoria Crítica, Formação e Cultura

Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Rua Ministro de Godói, 969 – Sala 4E19 - Caixa Postal 7982

São Paulo – SP – Brasil – CEP 05015-901