Ementa do Projeto de Pesquisa – A Formação na Universidade do Século XXI: análise da literatura especializada – Prof. Dra. Maria Angélica Minhoto
24/10/2020 by: teoriacriticaEmenta do Projeto de Pesquisa
A Formação na Universidade do Século XXI: análise da literatura especializada (Projeto em execução)
Profa. Dra. Maria Angélica Minhoto
O objetivo da pesquisa é analisar, na bibliografia recente sobre universidade (a partir dos últimos decênios do século XX), o que tem sido reconhecido como uma importante transformação da missão da universidade contemporânea e do conceito de formação superior, à luz de uma crescente determinação econômica sobre os rumos da educação e da pesquisa. O estudo busca identificar na literatura especializada os traços que marcam a racionalidade subjacente ao sistema de normas, valores e práticas instituído nas universidades contemporâneas, mapeando estratégias de assimilação e mecanismos de resistência a tal racionalidade.
A hipótese do trabalho é a de que há uma crescente descaracterização da função formativa da universidade. De um lado, a pesquisa pretende mobilizar o par conceitual “autonomia e heteronomia” da universidade na sua relação com a sociedade, para mapear processos de economização da vida universitária; de outro lado, pretende mobilizar o par conceitual “inclusão e exclusão” na universidade e no mercado de trabalho, para entender a convivência crescente entre exclusão de indivíduos desse mercado e sua simultânea inclusão no ensino superior.
Da perspectiva dos processos de economicização, trata-se de ver como a universidade vai perdendo condições para a manutenção da autonomia do trabalho acadêmico, respondendo de forma imediata (e não mediada) a demandas sociais, em especial provenientes do sistema econômico (SILVA, 1999).
Do ponto de vista das questões de inclusão e exclusão, trata-se de identificar os processos pelos quais a relação entre universidade e economia se redefinem num contexto de precarização do trabalho e desemprego estrutural, dando lugar ao fenômeno da diplomação em massa (WAIZBORT, 2015), relativizando o valor social do certificado e a promessa de uma formação profissional para inserção ativa na vida econômica (LAVAL, 2004).
O referencial teórico que conduz a pesquisa é baseado na produção de autores da primeira geração da Escola de Frankfurt relativa aos conceitos de formação, racionalidade tecnológica e sociedade unidimensional.
Referências:
LAVAL, C. A Escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004. 324 p.
SILVA, Franklin Leopoldo e. A experiência universitária entre dois liberalismos. Tempo Social. São Paulo, v. 11, n. 1, p. 1-47, Mai. 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-2070199900010 0001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 08/04/2019. http://dx.doi.org/10.1590/S01 03-20701999000100001.
WAIZBORT, Leopoldo. Formação, especialização, diplomação: da universidade à instituição de ensino superior. Tempo Social. São Paulo, v. 27, n. 2, p. 45-74, Dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pi d=S0103-20702015000200045&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 08/04/2019. http ://dx.doi.org/10.1590/0103-2070201523.