Histórico
A consolidação da mediação digital de todas as instâncias da cultura, para a qual a disseminação do uso da internet e a chegada dos aparelhos celulares apontavam já na última década do século XX, deixavam claro àqueles mais atentos às transformações trazidas à cultura pelas revoluções midiáticas anteriores – a palavra impressa, a fotografia, o rádio, o cinema, a televisão, o vídeo –, a necessidade de preparar profissionais com formação interdisciplinar, preparados crítica e tecnicamente para ocuparem as posições de trabalho nascidas da revolução digital.
Na década final do século XX, a disseminação dos computadores pessoais, a chegada da Internet e dos telefones celulares, bem como de outros aparatos digitais que invadiam o cotidiano, deixavam claro àqueles mais atentos às transformações da cultura a eminência de grandes transformações. Como aconteceu antes com a invenção da escrita, da impressão, da fotografia, do cinema e da televisão, a tecnologia digital trouxe uma enorme e revolução em todos os níveis do cotidiano, e consequentemente nas formas de trabalho na sociedade. Esta revolução está em curso atualmente, a cada vez mais acelerada.
Lançado em 2001, o bacharelado em Tecnologia e Mídias Digitais da PUC-SP foi uma iniciativa pioneira na universidade brasileira. Hoje, a falta de profissionais capacitados em número suficiente para atender o mercado nas áreas de ênfase do curso (design, educação, estética) veio confirmar essa visão: a demanda crescente por profissionais capazes de compreender criticamente o mundo a partir do papel central da tecnologia na dinâmica da sociedade contemporânea, e preparados tecnicamente para atuar e intervir neste cenário.
Hoje, o Tecmid é um curso reconhecido pelo MEC, e vê seus egressos atuando com sucesso em todas essas áreas. Além disso, representa o início de uma cadeia de educação continuada que passa pelos cursos de especialização em Estéticas Tecnológicas, Design Intsrucional e Design de Games, e se completa no TIDD (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital), mestrado que vem formando profissionais e pesquisadores capazes para um mundo cada vez mais tecnológico.