Professores
Ana Maria Di Grado Hessel
Doutora e mestre em Educação – Currrículo pela PUC-SP, graduada em Pedagogia pela PUC-SP, com especialização em Informática pela UFPA.
É docente no curso de Tecnologia e Midias Digitais da PUC-SP. É professora colaboradora do Programa de Pós-graduação Tecnologias da Inteligência e Design Digital, da PUC-SP. Coordenou, no PEC 2006/08, da PUC/SP, a equipe de formação online. Em EaD, nos últimos anos, atuou em programas de formação organizados pela PUC-SP, pelo MEC/INEP etc. Interesse de pesquisa: aprendizagem em ambientes virtuais, interdisciplinaridade e pensamento complexo.
David de Oliveira Lemes
Professor do Departamento de Computação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) onde leciona nos cursos de Tecnologia e Mídias Digitais, Tecnologia em Jogos Digitais e Sistemas de Informação.
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP e Bacharel em Mídias Digitais pela mesma universidade. Estudou também artes gráficas, processamento de dados, desenho, ilustração, 3D, pintura, quadrinhos e jornalismo multimídia.
Editor do blog GameReporter, o primeiro blog brasileiro especializado em games, sócio da Punch Interativa e consultor na área de educação e tecnologia.
Trabalhou em editoras, revistas, agências de publicidade, estúdios de design e integrou a equipe da AOL Brasil desde que empresa de internet desembarcou no país em 1999, onde produziu, gerenciou e coordenou projetos nas áreas de tecnologia, educação, games e produtos especiais para de conteúdo, tecnologia e design até março de 2006.
Depois de uma breve passagem pela revista PC World e pelo Núcleo de Mídias Digitias da PUC-SP, coordenou o Núcleo de Mídias Digitais do Insper Ibmec São Paulo até agosto de 2008 onde atuou como Especialista em Tecnologias de Aprendizagem Interativa até maio de 2009 sendo responsável pela pesquisa e proposição de novas soluções tecnológicas de ensino e aprendizagem envolvendo diferentes mídias, além de coordenar e gerenciar projetos para o desenvolvimento de múltiplas soluções educacionais.
Donizetti Louro
Professor e Pesquisador em Computação Afetiva e Estética com foco em Inteligência Artificial
Grupo de Pesquisa em Ciência Cognitiva Aplicada e Realidade Virtual – GP.C²ARV
Temas de Estudo: Matemática Computacional Aplicada a Artes Visuais, Neurociência Cognitiva, Emoção e Comportamento em Ambientes Virtuais Imersivos, Redes Sociais, Efeitos Especiais em Games, Cinema Digital e Poéticas Visuais.
Eduardo Savino Gomes
Graduado em Ciência da Computação pela PUC-SP, é também mestrando em Tencologia da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e exerce atividades voltadas aos seguintes temas: agentes, processamento de imagens, aplicações WEB e TV Digital. Atua, também, no mercado enquanto sócio – da Interelo Sistemas Ltda., desenvolvendo aplicações WEB
Fábio Fernandes da Silva
Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Possui Doutorado e Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2008 e 2004). É Bacharel em Comunicação pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (1992), e tem como focos de pesquisa mídias digitais, games, redes sociais, cibercultura, ficção científica. É autor de vários livros, entre os quais “Interface com o Vampiro”, “A Construção do Imaginário Cyber”, “Os Dias da Peste” (no prelo).
Jozimas Geraldo Lucas
Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação. Bacharelado em Teologia.
Licenciaturas em Filosofia e Pedagogia.
Docente da PUC-SP, desde 1977. Experiência em formação continuada de professores. Assessoria pedagógica à escolas, Universidades, redes de ensino públicas e privadas. Conferencista e palestrante em congressos, seminários e encontros no âmbito da Educação.
Lawrence Chung Koo
Engenheiro Mecânico pelo ITA, doutorando e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, especialista em Marketing Planning pelo Wharton School, especilista em Marketing pela FGV.
Áreas de Pesquisa: Mobile Media, Service Science, Project Management, Strategic Planning, Governança em TI e BI. Professor dos cursos: Administração, TMD e MBIS da PUCSP.
Lawrence Shum
Publicitário, graduado pela FAAP, Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC – SP.
Atualmente, também é profissional de voz em publicidade, associado ao Clube da Voz, locutor no canal de TV por assinatura HBO PLUS e sócio da Núcleo de Criação Som e Imagem.
Marcus Bastos
Marcus Bastos é diretor de trabalhos premiados como o vídeo interativo “Interface Disforme” e o curta-metragem “Radicais Livre(o)s”. É um dos organizadores do Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis / Vivo arte.mov, de que também é editor da revista online e do blog. É um dos editores do e-book “Apropriações do (in)comum” e autor do livro “cultura da reciclagem”. Coordena, com Giselle Beiguelman, o grupo de pesquisa “Net Arte: perspectivas criativas e críticas”
Maria da Graça Moreira
Doutora em Educação pela PUC-SP, mestre em Psicologia Educacional pela UNICAMP.
Atualmente é docente do departamento de Ciências da Computação da PUC-SP do curso de Tecnologias e Mídias Digitais. Presta consultoria a empresas e instituições de ensino, bem como à Secretaria de Educação a Distância do MEC. Atua na área de Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação desde os anos 1980, tendo trabalhado em instituições de ensino e empresas como UNICAMP, IBM, iUVB, Universidade Anhembi Morumbi, SENAC-SP e outras na concepção, implantação e coordenação de projetos de e-Learning e de projetos de formação de professores.
Priscila Arantes
Pesquisadora e curadora no campo da arte contemporânea e midiática.
É professora da PUC/SP, possui Pós Doutorado pela Unicamp (2009), Doutorado e Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2005- 1998).É diretora técnica do Paço das Artes e diretora adjunta do MIS (Museu da
Imagem e Som). É autora de vários livros, entre eles: “Arte e Mídia: perspectivas da estética digital” e “Estéticas tecnologicas:novas formas de sentir”. Entre suas curadorias destacam-se: I/legítimo: dentro e fora do circuito (MIS/Paço das Artes) e Grau Zero (Paço das Artes).Sua pesquisa é de natureza interdisciplinar e se concentra principalmente nos seguintes temas: estéticas tecnológicas, mídias digitais, cultura digital, arte contemporânea, arte midiática, processos criativos, crítica e curadoria.
Rogério Cardoso dos Santos
Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, mestre em Comunicação e Semiótica com dissertação sobre ferramentas de autoria para hipermídia e graduado em Tecnologia em Informática. Consultor e programador na área de hipermídia e jogos.
Sérgio Nesteriuk
Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.
Professor dos Cursos de Tecnologia e Mídias Digitais e de Jogos Digitais, da PUC-SP. Trabalhou como videomaker e produtor artístico e cultural no Museu da Imagem e do Som (MIS) e na Fundação Memorial da América Latina. Diretor de Educação da ABCA, principal entidade representante das empresas, artistas e profissionais de animação no Brasil. Pesquisador e realizador nas áreas de animação, audiovisual, games, hipermídia e produção sonora, com trabalhos apresentados em congressos, mostras e premiados pelo Itaú Cultural e pela Secretaria de Estado da Cultura.
Sérgio Roclaw Basbaum
Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Bacharel em Cinema pela ECA-USP.
Professor da PUC-SP desde 2001, onde atua no departamento de Ciências da Computação desde 2003. É professor do mestrado PPG-TIDD, e seu trabalho de pesquisa vem examinando diferentes aspectos da cultura digital, a partir da articulação percepção-arte e tecnologia. É autor de “Sinestesia, Arte e Tecnologia” (Annablume/Fapesp, 2002), bem como de diversos artigos publicados no Brasil e no exterior. Desde 2007 é coordenador do Bacharelado em Tecnologia e Mídias Digitais.